Empoderamento da sociedade em Primeiros Socorros: Uma experiência de Acadêmicos de Medicina

  • Author
  • Lucca Tamara Alves Carretta
  • Co-authors
  • Pedro Rodrigues Teixeira , Matheus Souza Colares , Vitor Marques De Martim , Vanessa Cristina Rodrigues de Oliveira , Simone Karla Apolonio Duarte , Caio Duarte Neto
  • Abstract
  • Apresentação: O projeto Mãos Que Salvam Vidas (MSV) é uma iniciativa do corpo docente do Curso de Graduação de Medicina da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), que tem como objetivo primário empoderar a população leiga por meio de um processo de educação em saúde sobre Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e manobra do desengasgo, tanto em crianças quanto em adultos. Essa prática é de fundamental importância, visto que 90% das Paradas Cardiorrespiratórias (PCRs) extra-hospitalares têm como desfecho o óbito e que a cada minuto de PCR sem RCP, as chances de sobrevida diminuem em 10%. Nesse sentido, é imprescindível que o conhecimento da Manobra de Heimlich e da RCP se difunda em escolas e entre profissionais não-médicos, de forma a aumentar a chance de sobrevida e reduzir a mortalidade da vítima acometida pela PCR e pelo engasgo. Desenvolvimento do Trabalho: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido por acadêmicos de Medicina EMESCAM e por seus professores orientadores, a partir de um ano no projeto de extensão universitária MSV. Foram realizados cerca de 8 treinamentos por mês em escolas, hospitais (com profissionais não-médicos), academias e em outros ambientes que continham público-alvo potencialmente importante para o empoderamento. Nesses locais, os indivíduos eram divididos em grupos de aproximadamente 10 pessoas, os quais passavam por 2 diferentes estações: RCP e desengasgo em adultos e RCP e desengasgo em bebês. Em ambas estações foram utilizados manequins de tamanho apropriado para representar adultos e bebês e antes do treinamento os indivíduos assistiam a uma breve exposição oral acerca da importância e do método correto de realização das manobras. Resultados: No decorrer dos treinamentos, pôde-se notar a clara adesão e engajamento dos profissionais e estudantes ao projeto, demonstrando grande interesse não apenas pelo aprendizado, como também pelo aprimoramento das manobras. Perguntas realizadas para testar o conhecimento prévio dos indivíduos treinados desvelaram um conhecimento prévio dessas amostras populacionais, intensificado ainda mais após a exposição oral e o treinamento prático. Ademais, o aprendizado desses temas por meios lúdicos, como a utilização da música para o RCP, juntamente à palmas para acompanhar o ritmo correto, estimula, de maneira interativa, a fixação do conhecimento pelos profissionais da saúde e estudantes, possibilitando que tais entendimentos venham a contribuir para situações emergenciais dentro do ambiente hospitalar, nas escolas e em outros ambientes extra-domiciliares. Considerações Finais: Portanto, depreende-se que o empoderamento da população é fundamental para mitigar possíveis situações de emergência relacionadas à PCR e ao engasgo, uma vez que atrasos no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência não são incomuns e um treinamento prático pode ser determinante na sobrevivência de alguém. O projeto foi um grande diferencial na formação dos acadêmicos, demonstrando a crucial importância da interação com a comunidade durante a graduação. Dessa forma, é indispensável que o projeto MSV continue contribuindo para a sociedade difundindo o conhecimento sobre RCP e Manobra de Heimlich, de modo a reduzir a mortalidade em casos evitáveis e salvar vidas.

  • Keywords
  • Educação em Saúde, Empoderamento, Reanimação Cardiopulmonar, Parada Cardíaca, Manobra de Heimlich
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back