O presente trabalho busca discutir sobre violência contra a mulher, descrevendo os principais tipos e classificações de violências contra a mulher. Verificou-se também que o ciclo de violência é alimentado pela tolerância e auto culpa e pela má compreensão da mesma. Apresentamos a observação como um instrumento necessário na atuação, orientação e prevenção da violência contra a mulher, considerando como ferramenta possibilitadora da aproximação e conhecimento do cotidiano dos usuários atendidos pela profissão. Conhecemos o desempenho e os desafios do assistente social nessa temática. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica com dados obtidos por outras pesquisas já realizadas no contexto em especial que trouxe situações de violência contra a mulher. Foram abordados recursos legais e o papel do assistente social direcionados na prevenção da violência e no amparo dessas mulheres.
INTRODUÇÃO
A violência doméstica contra as mulheres é recorrente no mundo todo, tendo diversas intensidades e formas, é uma das principais formas de violação dos direitos humanos, que não se restringe a determinada raça, classe econômica, idade ou religião. As agressões são divididas em variados tipos como: psicológicas, físicas e sexuais, porém, no relacionamento abusivo, elas acontecem de forma sobreposta.O presente trabalho destina -se a discutir as contribuições da observação no atendimento do (a) assistente social no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. Inicialmente com o objetivo de compreender o que é a violência contra a mulher, quais são, e quais impactos geram a essas. A metodologia utilizada foi a partir uma pesquisa bibliográfica, exploratória e com abordagem qualitativa, sendo realizada em livros, capítulos de livros, artigos, teses e dissertações, que estão relacionadas com o problema abordado, referindo-se a este a partir das seguintes perspectivas específicas: a) compreender o que é a violência contra a mulher; b) verificar como é o atendimento da (o) assistente social às mulheres vítimas de violência doméstica; c) entender a observação como um instrumento técnico usado pela (o) assistente social; d) identificar como a assistente social utiliza a observação no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica; e) levantar as contribuições
consideraçôes finais:
Conforme constatou-se no transcorrer deste resumo expandido, indicou que as mulheres vítimas de violência sofrem principalmente violência física e psicológica. As principais representações da violência são objetivas como frequente, desarmônica e depreciativa. A mulher na maioria das vezes manifesta reações pela violência sofrida com passividade, vergonha, decepção, culpa e sofrimento.
Como reflexo destas carências que foram discutidas acima, observa-se, que a falta de preparo de muitos profissionais para lidar com a questão, especificamente para reconhecer/diagnosticar a vitimização feminina, circunstância que, muitas vezes, também afeta a própria mulher-vítima. Por questões de ordem cultural, muitas mulheres não são capazes de reconhecer que foram violentadas, isso também causa prejuízos ao tratamento e encaminhamento aos serviços assistenciais essenciais às vítimas.
Em vista disso, deve sobressair o protagonismo do assistente social e a importância de sua observação no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, que a partir disso irá notavelmente se dirigir para a uma escuta e orientação das vítimas com melhor desempenho e resultados.