EDUCAÇÃO CONTINUADA SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS PARA PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETO APLICATIVO

  • Author
  • Vanessa Spolador Lopes
  • Co-authors
  • Felipe Mateus Viana Nascimento , Lara dos Santos Brasil , Clarissa Louise Mendes Vicente , Beatriz Laiane Lima da Costa , Priscilla Barbosa Omena Herrera Mascato , Verônica Ferrão de Azevedo
  • Abstract
  • APRESENTAÇÃO: 

    Os Cuidados Paliativos (CP) são entendidos como uma abordagem multidisciplinar que visa melhorar a qualidade de vida e atenuar o sofrimento dos pacientes que enfrentam condições ou doenças que ameaçam a continuidade da vida. Abrange pacientes de todas as faixas etárias e suas respectivas famílias.

    Sabe-se que existem dificuldades relacionadas à disseminação de conhecimentos sobre os CP junto à população bem como aos próprios profissionais de saúde. Esta realidade reflete diretamente na implementação, atuação, oferta e acesso aos serviços de CP.

    Observa-se que alguns profissionais apresentam dificuldade em lidar com situações de terminalidade ou até mesmo apresentam falta de conhecimento sobre a temática, gerando uma resistência na aceitação ou procura destes serviços. Consideramos que estes podem ser consequência de pouca divulgação do conceito e benefícios em ser acompanhado pela equipe multidisciplinar de CP ou simplesmente pelo tabu associado ao tema.

    Sendo assim, o presente trabalho objetiva contribuir para a divulgação científica dos CP, ao relatar a experiência do desenvolvimento de um Projeto Aplicativo (PA) que visa promover Educação Continuada com esse tema na Atenção Primária.

     

    DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: 

    O presente trabalho consiste em um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, que teve por objetivo o desenvolvimento de um PA como produto da observação participante em um dos campos de prática da Residência Multiprofissional em CP no Espírito Santo. Para a elaboração deste Projeto, foi realizado um diagnóstico situacional, a fim de conhecer a realidade do território e elaborar quais são os resultados esperados.

    Inicialmente aprofundou-se teoricamente sobre os conceitos de PA e de Diagnóstico Situacional. Os estudos seguiram como atividade relevante e permanente durante todo o desenvolvimento do projeto. Posteriormente foi realizado o Diagnóstico Situacional, em primeiro momento foram coletados dados acerca do território em plataformas oficiais disponíveis. A partir disso, construiu-se um questionário para entrevistar munícipes, utilizando o Método de Estimativa Rápida.

    Foram entrevistadas treze pessoas que residem no município, como uma amostra definida por conveniência. Dentre os entrevistados, encontram-se pacientes ou familiares acompanhados pelas equipes de residentes em CP na atenção primária, além de profissionais de saúde que trabalham e residem no município, um líder religioso e outros habitantes que são usuários dos serviços de saúde. Os dados coletados nessas entrevistas foram categorizados, analisados e resultaram em sete problemas identificados após esse processo do diagnóstico inicial.

    Os problemas foram organizados na tabela matriz decisória, para afunilar quais poderiam ser enfrentados no PA. A Matriz Decisória é uma ferramenta estratégica que permite a análise dos problemas identificados, considerando diversos fatores envolvidos em determinada situação, neste caso, foram utilizados os critérios: valor, interesse, relevância, capacidade de enfrentamento, governabilidade e ordem de prioridade para cada um. “Valor” significa a importância que o grupo confere a cada problema, considerando o contexto, as implicações e as consequências para as pessoas por ele afetadas. Para cada problema foram atribuídos valores segundo os critérios baixo, significativo ou alto. Já o “interesse” mede o que o problema significa para o grupo. Expressa-se por meio de três sinais: Negativo (-) quando o grupo tem interesse em manter a realidade tal como se encontra; Positivo (+) quando o grupo tem interesse em mudar a realidade; Indiferente (neutro) quando o problema não afeta ao grupo e, por isso, não há importância em relação à manutenção ou mudança da situação. 

    “Relevância” demonstrou a importância do problema para o sistema de saúde local, o significado do problema para a população, classificada em baixa, significativa ou alta. A “capacidade de enfrentamento” considerou como “dentro” quando o grupo controla os recursos, quando o grupo controla parte dos recursos é tida como “parcial” e “fora” da capacidade quando não tem controle dos recursos para enfrentar o problema. A  “governabilidade” é a capacidade do grupo na resolução do problema, sendo classificada em baixa, significativa ou alta. E por fim, a ordem de prioridade foi obtida por meio da combinação dos critérios anteriores, enumerados de 1 a 3. O somatório expressa os itens com maior prioridade. 

    Dentre os problemas eleitos, foram-se elencando os atores sociais que poderiam ter contribuído para a geração do problema e se tem interesse e influência para a resolução do problema. Sendo assim, foi elaborada a matriz de atores sociais  relevantes.

    Posteriormente foram realizadas as redes causais dos problemas, onde ressalta-se as causas e consequências, organizados em forma de fluxograma, para identificação de nós críticos, que serão o alvo da atuação para a resolução dos problemas. Identificando as causas que determinam o problema e suas consequências.

    Uma vez elaborada a Rede Causal de Problemas com a descrição das causas e consequências, realizou-se a identificação e seleção das causas que devem ser alvos de intervenção no plano de ação chamadas de “nós críticos”. Identificar e estabelecer os nós críticos permitiu uma melhor distinção entre as causas, e a priorização dos pontos de maior possibilidade e potencial de intervenção. Diante dos nós críticos identificados na rede causal, foram elaboradas matrizes de planos de ação para cada nó crítico,  com propostas estabelecendo qual o resultado almejado representando a situação que o ator pretende construir mediante uma ação planejada.

     

    RESULTADOS ESPERADOS: 

    Através da realização do diagnóstico situacional foi possível identificar os principais problemas na região de estudo. A partir disso foi elaborada a Matriz Decisória, uma ferramenta estratégica que permite a análise dos problemas identificados.

    Ao finalizar a referida matriz obteve-se como problemas priorizados a ausência de locais ou estratégias destinados para acolhimento aos enlutados; a falta de conhecimento dos profissionais da UBS sobre o alcance  dos CP para a população; e a falta de informação para a população sobre os CP no município. 

    Após o desenvolvimento das matrizes decisória e de atores sociais, elaboramos a rede causal dos problemas priorizados, avaliando as causas e consequências que determinam o problema.  Logo em seguida listou-se as consequências dos problemas, sendo guiada pelas pelos questionamentos: se nada for  feito no município quais consequências para o serviço e população?; caso a população do município não trate as causas quais serão as consequências?

    Com a elaboração  da Rede Causal de Problemas foram identificados  os “nós críticos”. A partir dos nós críticos estabelecidos, identificamos que a partir da resolução dos mesmos é possível alterar a situação dos três problemas escolhidos, traçando objetivos e ações que se propõe a alcançar, num determinado tempo. Os nós críticos estabelecidos foram: desconhecimento sobre a importância do tema; falta de educação permanente sobre o tema; e o tabu em torno do tema de CP e morte.

    Posteriormente, foi elaborada uma matriz de Plano de Ação, com propostas para cada nó crítico determinando resultados esperados, o que se pretende construir mediante uma ação planejada e as atividades necessárias para a mudança de cada nó crítico. A partir do desenvolvimento das propostas de ações de educação continuada  espera-se criar ou melhorar o fluxo de atendimento de CP na unidade de saúde.

     

    CONSIDERAÇÕES FINAIS: 

     

    Entende-se que a Educação Continuada desempenha um papel fundamental na formação e atualização dos profissionais de saúde, especialmente na Atenção Primária de Saúde e nos CP. Investir nesse processo não apenas melhora a qualidade do atendimento prestado, mas também contribui para o bem-estar e a satisfação tanto dos profissionais quanto dos pacientes.

  • Keywords
  • Educação Continuada, Cuidados Paliativos, Atenção Primária à Saúde
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back