Apresentação: A gestão em saúde é um dos pilares básicos para o funcionamento do sistema de saúde, sendo responsável pela organização, planejamento, monitoramento e avaliação das ações e serviços de saúde. No entanto, a gestão enfrenta muitos desafios, como recursos escassos, serviços fragmentados, falta de integração entre os diferentes níveis de atenção e a necessidade de ampliar a participação social na tomada de decisões relacionadas à saúde. Nesse sentido, no interior da Amazônia as desigualdades no acesso aos serviços de saúde são indicadores preocupantes de saúde pública, tornando-se imperativo avaliar suas causas subjacentes, constatar estratégias e intervenções que possam minimizar esses desafios e promover uma saúde mais equitativa e sustentável na região. Nesse contexto, a avaliação da satisfação dos serviços de saúde fornece percepções valiosas sobre a qualidade do atendimento e ressalta áreas que precisam de intervenção e aprimoramento. Desse modo, o objetivo deste estudo foi realizar uma análise sobre o nível de satisfação dos serviços oferecidos por uma unidade de referência especializada em saúde no interior da região amazônica. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva do tipo levantamento de campo, desenvolvida no município de Santarém, no Pará, na Unidade de Referência Especializada (URES). O instrumento de coleta foi aplicado por meio de entrevistas e contou com a escala de Likert para quantificação dos dados, em que os usuários deram notas a cada aspecto do atendimento, de um a cinco, atribuindo a maior nota para o melhor atendimento. A pesquisa foi aprovada no comitê de ética e pesquisa sob o parecer número 5.816.702, como exigido na resolução Nº 466/12 da CNS. Resultados: Foram entrevistadas 77 pessoas, entre gestores, funcionários e usuários da unidade de saúde, que responderam perguntas acerca de sua satisfação pelos serviços, atendimentos dos profissionais e estrutura da Unidade de Referência Especializada - URE Santarém. A partir da análise do nível de satisfação dos usuários quanto aos serviços, estrutura e conforto da unidade, 48% dos entrevistados referem insatisfação acerca da estrutura física do local, 44,1% relataram indiferença quanto a acessibilidade da unidade, 36.3% revelaram insatisfação com a higiene do local, 46,7% demonstraram satisfação com o conforto oferecido pela unidade, 63,6% apresentaram-se satisfeitos com a segurança do local de atendimento, 70,1% referiram satisfação com a orientação e a execução do procedimento a ser realizado pelo profissional da unidade, 46,7% relatam satisfação com o atendimento realizado pelo profissional de saúde do local, 48% demonstram satisfação com a facilidade de agendamento dos atendimentos e 44,1% apresentaram satisfação com o tempo de espera para o atendimento na unidade. Considerações finais: Há a necessidade de melhorias na infraestrutura e higiene da unidade, visando possibilitar um espaço mais satisfatório para a realização dos atendimentos e serviços. A análise proporcionou o conhecimento da satisfação dos usuários quanto à acessibilidade, segurança, tempo de espera e agendamento das consultas, informações úteis para o fortalecimento de políticas públicas e a garantia de qualidade e organização dos serviços ofertados.