Apresentação
A graduação em Odontologia é um momento crucial na formação profissional, no qual os estudantes têm a oportunidade de adquirir conhecimentos teóricos e práticos que serão fundamentais para sua futura carreira. Mais do que apenas absorver informações em sala de aula, esse período representa uma fase de exploração e descoberta, na qual os alunos podem experimentar diferentes áreas de atuação e vivenciar a complexidade do trabalho odontológico em diversos cenários clínicos.
Nesse contexto, a disciplina de Odontologia Hospitalar surge como uma importante oportunidade para os estudantes expandirem seus horizontes e compreenderem de forma mais abrangente o papel do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência da Equipe de Odontologia Hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) na supervisão das atividades práticas dos alunos matriculados nessa disciplina optativa. Destacamos especialmente a importância da inclusão da Odontologia Hospitalar nos currículos de graduação, não apenas como uma disciplina isolada, mas como parte integrante e essencial da formação odontológica.
Desenvolvimento do Trabalho
A disciplina de Odontologia Hospitalar está presente no currículo da graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) como uma disciplina optativa desde o segundo semestre de 2015, com uma carga horária total de 45 horas, divididas entre 15 horas de aulas teóricas e 30 horas de atividades práticas. As aulas teóricas são ministradas antes das práticas para fornecer o embasamento científico necessário à atuação do dentista em hospital.
As aulas teóricas abordam questões como: alterações bucais decorrentes de internações hospitalares e do uso de medicações, epidemiologia e controle de infecções hospitalares, atuação do Cirurgião Dentista na UTI, atendimento odontológico de pacientes em internação domiciliar, diagnóstico bucal e exames laboratoriais, e atendimento odontológico em bloco cirúrgico. Além disso, uma aula teórica é destinada à apresentação dos campos de práticas dos Residentes Multiprofissionais de Odontologia, conforme suas ênfases – Onco-Hematologia e Saúde do Adulto com Ênfase em Doenças Crônico-Degenerativas.
As atividades práticas ocorrem no HUSM, nas áreas de atuação dos Residentes e Profissionais da Equipe de Odontologia Hospitalar da instituição, juntamente com os professores da disciplina. Os alunos passam por diversas unidades, como Clínica Cirúrgica, Clínica Médica I e II, UTI, Pronto Socorro, Bloco Cirúrgico e Ambulatórios de Odontologia Hospitalar.
Durante a rotina prática da disciplina, os alunos são divididos em grupos pequenos e acompanham atendimentos odontológicos aos pacientes internados, realizando avaliações bucais, instruções de higiene oral, diagnóstico e tratamento de lesões bucais, além de procedimentos necessários para adequação do meio bucal. Ao final de cada aula prática, é realizado um "round odontológico", onde os grupos discutem casos clínicos acompanhados e artigos relacionados aos casos mais complexos elencados na semana anterior.
Resultados
A integração dos alunos da disciplina de Odontologia Hospitalar com os campos de prática da Residência Multiprofissional em Saúde tem se mostrado altamente benéfica tanto para o aprendizado dos alunos quanto para o desenvolvimento dos residentes, proporcionando um ambiente rico em experiências clínicas e aprendizado prático. A presença dos residentes desempenha um papel crucial na supervisão das atividades práticas, oferecendo uma oportunidade única para os alunos observarem e aprenderem com profissionais que lidam diariamente com casos complexos.
Por meio dessa interação, os alunos têm a chance de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula em situações reais, desenvolvendo habilidades práticas e aprimorando sua capacidade de tomada de decisão clínica. Além disso, essa troca de experiências permite uma visão mais abrangente das diversas áreas de atuação da Odontologia Hospitalar, enriquecendo ainda mais o processo de aprendizagem.
Para os residentes, a supervisão das atividades práticas dos alunos oferece uma oportunidade de reforçar seus conhecimentos e habilidades clínicas, ao mesmo tempo que contribuem para a formação da próxima geração de profissionais. A interação com os alunos promove o compartilhamento de experiências e o debate de casos clínicos, enriquecendo o ambiente de aprendizado para ambas as partes.
Além disso, os pacientes também se beneficiam dessa integração, recebendo um cuidado mais abrangente e coordenado, resultante da colaboração entre alunos, residentes e profissionais da equipe de Odontologia Hospitalar. A presença dos alunos e residentes no ambiente hospitalar não apenas amplia a capacidade de atendimento, mas também promove uma abordagem mais holística e centrada no paciente, contribuindo para melhores resultados clínicos e uma experiência de cuidado mais positiva.
Este trabalho possui potencial para promover benefícios significativos para o sistema público de saúde como um todo. Ao proporcionar uma formação mais abrangente e prática para os futuros profissionais de saúde, esse modelo de integração contribui para a formação de uma força de trabalho mais qualificada e preparada para atuar nos desafios enfrentados pelo sistema de saúde ao fortalecer a qualidade dos serviços prestados.
A abordagem multiprofissional promovida por essa integração facilita a atuação conjunta entre diferentes áreas da saúde, melhorando a comunicação entre os profissionais e garantindo uma abordagem mais integrada. Essa sinergia entre ensino e serviço também pode contribuir para a identificação de lacunas no sistema de saúde e para o desenvolvimento de soluções inovadoras e eficazes para os desafios enfrentados, promovendo uma maior eficiência, qualidade e sustentabilidade do sistema público de saúde.
Considerações Finais
A participação ativa dos Residentes de Odontologia e Cirurgiões Dentistas do HUSM na supervisão das atividades práticas da disciplina de Odontologia Hospitalar desempenha um papel fundamental no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, promovendo uma relação mais estreita entre ensino e serviço.
Por meio dessa metodologia, alunos, docentes, profissionais e residentes contribuem de forma significativa para a construção do conhecimento necessário para fundamentar a prática clínica, capacitando a próxima geração de profissionais a enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades oferecidas pela Odontologia Hospitalar.
Entretanto, é importante reconhecer que ainda há espaço para avanços na integração ensino-serviço na área odontológica, especialmente no que diz respeito à atuação multiprofissional. A dinâmica da aprendizagem em um ambiente hospitalar proporciona uma oportunidade única para o aprimoramento de todos os envolvidos, contribuindo para um atendimento mais abrangente e integral aos pacientes. Além disso, essa integração não se limita apenas ao ambiente acadêmico e clínico, mas também possui um impacto direto no sistema público de saúde como um todo. Ao fortalecer a formação dos profissionais de saúde, esse modelo de integração contribui para a criação de uma força de trabalho mais capacitada e preparada para enfrentar os desafios presentes no sistema de saúde.