RESOLUBILIDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: RELATO DE CASO

  • Author
  • Thalys Augusto Menegazzo Trombetta
  • Co-authors
  • Tassio Cardoso dos Santos , Oldair Saldanha Vargas , Ellen Caroline Barbosa Gomes , João Vítor Urtado , Liamara Denise Ubessi
  • Abstract
  • Trata-se do relato de caso discutido entre estudantes do curso de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA e preceptoria de campo junto a uma Estratégia de Saúde da Família - ESF em município fronteiriço ao Oeste do Rio Grande do Sul (RS)/Brasil, sobre a resolubilidade na Atenção Primária em Saúde (APS). A APS é a principal porta de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS) e coordenadora do cuidado no território da vida das pessoas e na Rede de Atenção à Saúde. Já a resolubilidade consiste na capacidade de resposta do serviço de saúde ante às necessidades do usuário. Dado a isso, é um elemento crucial na APS. Entretanto, muitas situações que poderiam ser resolvidas neste âmbito de atenção, acabam sendo encaminhadas para o nível secundário ou terciário, levando o usuário a iniquidade no acesso, por deslocamentos que poderiam ser evitados e congestionando os demais serviços. 

     Mulher de 62 anos, procura atendimento na ESF, em município no Oeste do RS com queixa de ‘caroço na região lombar’ o qual vinha aumentando de tamanho, o que a estava preocupando consideravelmente. Foi encaminhada ao médico, o qual constata que o tumor é característico de lipoma, solicita ultrassom que confirma a suspeita clínica. Em seguida foi agendado o horário com o profissional para a realização do procedimento na ESF. Inicialmente foi preparado o campo cirúrgico, organizado os materiais a serem utilizados. No procedimento evidenciou-se que não havia acometimento muscular, lipoma retirado com dimensão de 14cm x 8cm, tempo do procedimento: 1h e 40m. Discutiu-se que comumente pessoas nestas situações são encaminhadas para o âmbito secundário, entrada em fila de espera, implica em investimentos no deslocamento, e aumento na preocupação ante a situação de saúde. A ação profissional possibilitou em menos de duas horas resolver todas estas questões, ao considerar que são procedimentos que podem e devem ser realizados na APS, minimizando o sofrimento do usuário na busca de resolubilidade. Além disso, estudantes ao se ocuparem desta discussão mostram quanto a APS é eficaz para o cuidado e promoção da saúde. Soma-se a isso, que este município conta com uma universidade pública que se insere fortemente na APS para a formação médica e de enfermagem, na qual o profissional se formou e os estudantes estão em curso.

     

    As discussões de caso contribuem para que estudantes e profissionais da saúde, no caso, da medicina e enfermagem, retomam os fundamentos da APS, reconheçam a problemática implicada na resolubilidade dos serviços de saúde diante das necessidades usuárias, e principalmente, se ocupem a promover o atendimento das mesmas e a evidenciar esse debate tão necessário na exequibilidade do cuidado. Denota que a presença de uma universidade pública em territórios distantes de grandes centros podem contribuir para transformar realidades no SUS e na vida das pessoas, sejam usuários, estudantes, trabalhadores da saúde e educadores.

  • Keywords
  • Resolubilidade; Atenção Primária em Saúde; Formação em saúde
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back