GUIA PRÁTICO PARA O APOIO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS ATRAVÉS DA VIGILÂNCIA EM SAUDE

  • Author
  • TAISE SERAFIM GODINHO RAUPP
  • Co-authors
  • Fabiane Ferraz , Jacks Soratto , Lisiane Tuon , Carine Vendruscolo
  • Abstract
  • Apresentação: o Sistema Único de Saúde é um dos modelos de saúde mais complexos do mundo, pois garante o acesso universal, equânime e integral aos seus cidadãos. Para isso é necessário um conjunto de políticas públicas, econômicas e sociais que buscam garantir o preconizado na Lei Orgânica da Saúde. A educação em saúde por sua vez é uma aposta na construção de cidadãos críticos e autônomo em prol da adoção de práticas saudáveis, sendo o espaço escolar um locus para sua promoção. As práticas intersetoriais defendidas pelas políticas públicas apresentam-se necessárias para a conexão de saberes técnicos em prol a um objetivo comum. Assim, a articulação entre diferentes setores mostra-se imprescindível para a efetivação de ações de promoção da saúde. O presente trabalho tem por objetivo relatar a elaboração de material didático pedagógico para professores sobre os temas saúde, vigilâncias e SUS, a fim de auxiliar na promoção de ações de educação em saúde nas escolas. Desenvolvimento do trabalho: o produto foi desenvolvido como parte de uma dissertação de mestrado profissional e contou com uma parte inicial diagnóstica de pesquisa qualitativa, do tipo exploratório-descritiva, realizada com 18 professores do ensino fundamental I, da rede pública de um município litorâneo do extremo sul catarinense. Resultados: os achados indicaram que os conteúdos de saúde trabalhados com os estudantes nos planos de aulas, na maioria das vezes não ocorrem de forma sistemática e organizada, as práticas são individualizadas e não existe um trabalho em conjunto envolvendo a comunidade escolar. Ainda os participantes desconhecem as atividades desenvolvidas pelas equipes de Vigilância em Saúde no município. Neste sentido para promover aproximação entre os setores Educação e Saúde por meio de ações de educação em saúde, propôs-se elaborar um material didático pedagógico com o tema vacinas, o qual foi apontado na coleta de dados como um tema relevante a ser trabalhado nas escolas. O material didático conta com quatro capítulos, sendo eles: 1. O que você sabe sobre as vacinas – O conhecimento prévio das crianças; 2. Compreensão do que é vacina, como ela funciona no organismo e sua importância; 3. Tomando ciência da história das vacinas e a contribuição na saúde pública; 4. Compreendendo a logística da vacina no SUS, até a sua localidade e seus responsáveis. Para cada conteúdo é proposto várias atividades lúdico-pedagógicas a serem desenvolvidas pelos professores junto aos estudantes. Considerações Finais: acredita-se que o material didático promoverá novas experiências, aproximando as equipes de saúde e educação em prol da promoção da saúde através de ações educativas intersetoriais com mais riqueza, vivenciando a realidade local no mundo da escola, além de apoiar o docente na exploração e planejamento em suas aulas direcionando o conteúdo de forma mais clara com a temática da vacina e incorporando no plano de aula conteúdos voltados à saúde de forma mais efetiva. Este material está à disposição da rede pública, bem como está planejado uma formação permanente aos professores, realizada pela equipe de vigilância em saúde municipal conforme organização prévia das Secretarias de Educação e Saúde.

  • Keywords
  • Educação em Saúde, Vigilância em Saúde, Integralidade em Saúde, Vacinação da criança, Promoção da Saúde Escolar.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back