Periódicos na área da Saúde Coletiva: potências e desafios para a difusão de conhecimentos científicos na educação e no trabalho em saúde no SUS

  • Author
  • Elisandro Rodrigues
  • Co-authors
  • Daniel Demétrio Faustino-Silva , Rodrigo de Oliveira Azevedo , Ramona Fernanda Ceriotti Toassi , Denise Bueno
  • Abstract
  •  

    Esta é a proposição de uma Távola institucional que reúne três periódicos para pensar as potencialidades e os desafios da difusão de conhecimentos científicos na área da saúde por meio de periódicos de acesso livre. São: 1) Cadernos de Ensino e Pesquisa em Saúde (CaEP) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Tecnologias para o SUS, Mestrado Profissional do Grupo Hospitalar Conceição. É um periódico eletrônico interdisciplinar que destina-se a publicações que dialogam com a Saúde Pública e as Ciências da Saúde e as suas interfaces com as Ciências Humanas e Sociais. Tem como escopo a valorização dos temas, debates e produções relacionadas com a assistência integral à saúde, avaliação e produção de tecnologias para o SUS, docência, ensino, pesquisa e trabalho em saúde. Periódico com publicação semestral. 2) Saberes Plurais: Educação na Saúde é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional –, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem como escopo a divulgação da produção científica na área do ensino e da educação ‘na’ e ‘em’ saúde, gestão do trabalho e da educação na saúde e Saúde Coletiva. Tem publicação por fluxo contínuo e de acesso livre. Prioriza publicações (pesquisa, ensaios, relatos de experiência) que qualifiquem a formação em saúde e a educação e o trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS). 3) Saúde em Redes é um periódico on-line e de acesso livre que colabora com os objetivos da Rede UNIDA, ontem tem seu vínculo. Busca a disseminação de conhecimentos e tecnologias no campo da educação e da saúde. Propõe-se a ser um espaço que busca estabelecer parcerias, vínculos, relações com pessoas, projetos e instituições comprometidos com a renovação permanente na formação e desenvolvimento dos profissionais de saúde. É um periódico de publicação por fluxo contínuo, com três números anuais. Estes periódicos são direcionados a estudantes de graduação e pós-graduação, professores, técnicos em educação/saúde, trabalhadores e usuários do SUS. Cadernos de Ensino e Pesquisa em Saúde, Saberes Plurais e Saúde em Redes são espaços potentes de produção de conhecimento e divulgação científica que contribuem e fortalecem experiências e pesquisas voltadas à formação e ao trabalho no SUS. Os desafios do processo editorial são múltiplos e incluem contar com o trabalho voluntário de revisores qualificados; assegurar prazos adequados de retorno das avaliações de revisores e autores; constituição de equipes de trabalho não dedicadas exclusivamente às revistas; critérios complexos nos processos de indexação em bases de dados; acesso livre aos artigos sem cobrança de taxas; financiamentos públicos/editais que favorecem revistas indexadas; recebimento de textos que estão no escopo das revistas, mas que apresentam fragilidades de estrutura e conteúdo compatíveis com periódicos científicos. Como potencialidade, vislumbra-se a possibilidade de construção de redes colaborativas entre editores de revistas da área da Saúde Coletiva, no intuito de socializar desafios e construir estratégias conjuntas e planos de ações para qualificação e expansão dos periódicos institucionais. Esta proposta tem a pretensão de ampliação do diálogo na távola convidando outros periódicos do Brasil.

  • Keywords
  • Disseminação de Informação; Comunicação acadêmica; Publicação Periódica; Saúde; Sistema Único de Saúde.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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