Relato de Experiência- Intervenção educativa em roda de conversa , numa escola do ensino estadual do município de Santa Quitéria Ceará.

  • Author
  • Francisco Eudes da Silva Lô
  • Co-authors
  • Francisca Vasconcelos Alves
  • Abstract
  •  

    introdução 

      O  Respectivo trabalho foi desenvolvido em uma escola do município de Santa Quitéria, Ceará, no qual faz parte de um conjunto de ações realizadas na rede de ensino do município em parceria com programa de residência multiprofissional em saúde, tendo como objetivo fomentar diálogos e sensibilizar a sociedade civil em torno da violência doméstica, compreendendo a educação como uma política essencial para o desenvolvimento do ser humano entendendo como estratégia de prevenção e  combate à violência contra a mulher em prol de uma sociedade mais justa e igualitária, abordando também a importância da rede intersetorial  de apoio no acolhimento dessas mulheres vítimas de violência na efetivação dos seus direitos sociais.

    Metodologia

     

      A ação foi desenvolvida mediante um planejamento estratégico mensal pelos residentes em saúde, que atuam no município ,teve como público alvo adolescentes entre 12 e 14 anos e grupo do EJA-Educação de Jovens e Adultos, sendo sistematizada da seguinte forma apresentação de um poema "hoje recebi flores" de autoria desconhecida, o autor descreve o ciclo da violência doméstica, a leitura foi realizada por uma das participantes do momento, posterior foi realizado a explanação do tema partindo da realidade local, buscando trazer a perspectiva como as forma de violência ocorre de forma sutil, na maioria das vezes sendo disfarçada e ocorrendo nas relações intimas de afeto, posterior foi apresentado um vídeo onde o poema é dramatizado.

    Resultados 

    As experiência exitosa dos encontros com os estudantes proporcionaram reflexões importantes e necessárias, como a violência doméstica reverbera na saúde dos dependentes das vítimas, trazendo para a arena de debate que a temática não é somente um problema social, mas de saúde pública, mencionaram exemplos do cotidiano tais ciúmes exagerado dos seus namorados, cerceamento da liberdade e autonomia e a influência da cultura patriarcal ainda muito forte na realidade vivenciada na cidade.

    Conclusão

       A ação teve uma boa adesão da comunidade escolar, estimulando reflexões sobre:  a importância da rede de prevenção e combate a  violência  doméstica, a fragilidade do trabalho intersetorial ,revelou a necessidade da abordagem dessa temática nas escolas de forma continua, além da implantação de centros especializados no combate a violência doméstica no município.

     

    Referências Bibliográfica

    BRASIL. Decreto Nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007.Disponivel em:https://www.planalto.gov.br/ccivil03/ato20072010/2007/decreto/d6286.htm.acesso em:  10 de agosto de 2023.

    BRASIL. Lei  n. 11.340, de 7 de agosto de 2006. Disponível em:https://www.planalto.gov.br/ccivil03/ato2004/2006/lei/l11340.htm.Acesso em: 10 agosto. 2023.

      HOJE RECEBI  FLORES. Recanto das letras,2023 disponível em https://www.recantodasletras.com.br/artigos/461160.acesso em:10/08/2023.

    FRANCISCO, EL HOMBRE. Triste, louca ou má. Soltasbruxa. São Paulo: Navegantes, 2016. FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Campinas: Loyola, 1996.

     

  • Keywords
  • Violência doméstica, flores, agressões, machismo.
  • Subject Area
  • EIXO 7 – Rotas Críticas - Narrativas de Violência Contra a Mulher
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