O Trabalho do Assistente Social na Política de Atenção Básica de Saúde: Sua atuação numa equipe multiprofissional no município de Santa Quitéria/Ceara..

  • Author
  • Francisco Eudes da Silva Lô
  • Abstract
  • Introdução 

        O Referido trabalho  visa compreender a atuação do Assistente Social no Centro de Saúde, no município de Santa Quitéria \CE, e traçar reflexões pertinentes a atuação desse profissional numa equipe multiprofissional.  Não tem por finalidade realizar uma sistematização sobre a ação profissional do assistente social e tão pouco, a pretensão de esvaziar o debate do tema, mas de traçar reflexões sobre sua pratica, em um ambiente da APS, visando galgar novos conhecimentos contribuindo para o arcabouço teórico da categoria profissional.

    Desenvolvimento 

        O Assistente Social, profissional da área da saúde que tem como objeto de intervenção as múltiplas expressões da questão social. Expressões que estão intimamente interligados com a vida cotidiana do usuário, suas vivências e seus processos saúde-doença. Na política de saúde pública essas expressões,apresentam-se como nos determinantes e condicionantes da saúde, que transpassam a realidade social dos sujeitos nas suas diversas variantes,como:ausência de um saneamento básico de qualidade,de fonte de renda,o acesso a bense,etc.assim é inviavel um debate em saúde sem levar em consideração o território e sua relação no processo de adoecimento do sujeito,visando uma compreenção da integralidade do individuo.

            Nesse sentido o assistente social na política de saúde insere-se nos Núcleo de Apoio à saúde da Família. Os NASF foram criados pela portaria n °154 de 2008, objetiva-se apoiar e ampliar o escopo da APS visando uma abrangência e maior resolutividade nas ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde medianteo  trabalho em rede,desenvolve várias atividades no território adiscrito em conjunto com os demais profissionais da ESF como o apoio matricial na intersetorialidade das redes de cuidado, desenvolvendo ações de cidadania, formação dos direitos dos usuários e controle social no combate às desigualdades sociais presentes no território.

        Ao longo do tempo o NASF sofreu algumas alterações pra atender as demandas da sociedade  atualmente a portaria que regula os serviços  do NASF  é a n°635 de 2023, reformulando a nomenclatura para Equipes Multiprofissionais -eMulti, trazendo em seu rol algumas atualizações, conforme   essa portaria temos 3  modalidade de equipes respectivamente: eMulti Ampliada, eMulti Complementar e eMulti Estratégica, em conformidade com suas respectivas carga horaria e a composição de profissionais(BRASIL,2023).Dentre as atividades desemvolvidas pelo assistente social na atenção prímária a saúde temos: acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade,educação sanitária, orientações relativo a benefícios sociais e participação do programa saúde na escola ,entre outros .

    Conclusão

    O assistente social é convidado a refletir e atuar na superação desses desafios no seu cotidiano profissional de forma intersetorial e multiprofissional , visando sua integração e mediação com as demais políticas públicas, imprimindo um cuidado longitudinal e integral ao sujeito, trazendo para arena de debate a transversalidade dos saberes através de uma atuação numa equipe multiprofissional proporcionando uma assistência integral ao usuário.

    REFERÊNCIAS

    BRASIL. Lei Nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.  CEFESS. Parâmetros para a atuação de assistentes sociais na politica de saúde. Brasília:1995(mimeo).

     

     

  • Keywords
  • Serviço Social, cuidado continuado, determinantes sociais, Saúde.
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
Back