Docência Assistida no Mestrado em Enfermagem: Um Relato de Experiência

  • Author
  • VANESSA CARLA DO NASCIMENTO GOMES BRITO
  • Co-authors
  • Maria Luíza de Araújo Guedes , Mariana Freire Fernandes , Maria Izabel Rezende Rodrigues , Elanna Nayele de Freitas Costa , Luzia Cibele de Souza Maximiano , Alexsandra Rodrigues Feijão
  • Abstract
  •  

    Apresentação: O propósito do estágio docência é contribuir para a formação dos alunos em cursos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado), estabelecendo uma conexão formativa entre a graduação e a pós-graduação. Além de outros objetivos, tais como: desenvolvimento das habilidades pedagógicas, vivência acadêmica, reflexão sobre a prática discente entre outros. Objetivo: O presente estudo tem por objetivo relatar a experiência vivenciada por uma mestranda da pós-graduação em Enfermagem, durante o estágio de docência realizado em um Hospital de Ensino na capital do Rio Grande do Norte. Desenvolvimento: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, retratando a vivência de uma mestranda durante o estágio de docência. Resultados: O estágio de docência foi conduzido durante o segundo semestre de 2023, na disciplina de Enfermagem Clínica e Cirúrgica do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ministrada no quinto período. A disciplina compreende duas partes (teoria e prática), sendo esta última realizada em uma maternidade e em um hospital-escola na capital do Rio Grande do Norte. Os alunos foram divididos em vários grupos para posterior rodízio, contemplando, assim, todos os cenários de prática. A experiência em questão ocorreu no quarto andar do hospital-escola, onde é prestada assistência a pacientes adultos com diversas comorbidades. A mestranda, juntamente com a docente da disciplina, acompanhou seis grupos de discentes da graduação durante um rodízio de sete dias cada grupo, auxiliando-os em procedimentos de enfermagem, tais como aferição de sinais vitais, exame físico direcionado, punção venosa, exame de ECG, curativos, evolução física, diagnósticos e prescrição de enfermagem, entre outros. Durante o estágio de docência, a mestranda desempenhou o papel de facilitadora do processo de aprendizagem, contribuindo ativamente para o desenvolvimento acadêmico dos alunos. Considerações Finais: Conclui-se, a partir deste estudo, que a vivência do estágio de docência proporcionou à mestranda uma vasta gama de conhecimentos práticos. Além disso, possibilitou a prática e o aprimoramento de suas habilidades de planejamento de aulas, comunicação interpessoal, gestão de sala de aula e avaliação educacional.

     

  • Keywords
  • Ensino; Docência assistida; Educação; Enfermagem
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back