Apresentação: A Saúde Única/One Health (SU/OH) é caracterizada por uma abordagem holística, colaborativa e integrativa, que reconhece a interconexão e a interdependência entre a natureza, os humanos e os animais. Este conceito desempenha um papel crucial na promoção da saúde e prevenção de doenças, além de atuar na vigilância e no controle de patologias, bem como, na conservação ambiental. Nesse contexto, mudanças na densidade populacional, invasão de ecossistemas e degradação da biodiversidade, aquecimento global e uso de fontes de energia não renováveis ampliam ainda mais a relevância do tema. Embora os conceitos de SU/OH remontem da antiguidade, a sua formalização como uma abordagem curricular é relativamente recente e foi impulsionada pela necessidade de enfrentamento das ameaças emergentes à saúde global, como no caso da pandemia de Covid-19. Portanto, a implementação de medidas para manter um ambiente ecologicamente equilibrado é fundamental para o bem-estar e a qualidade de vida dos seres vivos. Neste sentido, muitas recomendações políticas globais, enfatizam a necessidade de uma estreita colaboração entre todos os setores para enfrentar e gerenciar, de modo eficaz, os desafios de saúde que estão emergindo continuamente. Ao reconhecer a relevância da abordagem da SU/OH, é possível destacar que estudar, trabalhar e integrar estes conceitos no ensino de graduação e na pós-graduação é de suma importância, já que esses espaços possuem papel fundamental na formação profissional, pois incentivam a qualificação dos futuros trabalhadores, capacitando-os para enfrentar os desafios que surgem na contemporaneidade, através do desenvolvimento de ações de caráter integrativo, colaborativo e baseada em evidências, em um contexto multi, inter e transdisciplinar. Diante disso, este estudo busca investigar publicações científicas que abordem aspectos da SU/OH em disciplinas e/ou currículos no ensino de graduação e pós-graduação. Desenvolvimento do trabalho: Esta pesquisa é uma revisão de literatura e foi construída a partir de consultas em três plataformas de buscas online, sendo elas: Pubmed, Scielo e Lilacs. Buscou-se artigos científicos originais e de revisão, de acesso livre e gratuito e que foram publicados no período entre 2014 e 2024. Foram utilizadas as seguintes palavras-chaves: “One Health”; “Post-graduate program”; Human resource for health training”; e “universities”. Para conseguir refinar a busca e encontrar resultados que fossem pertinentes ao objetivo desta pesquisa foram adicionados os operadores booleanos “AND e OR” entre as palavras. Ao fim, encontrou-se um total de 20 manuscritos que apareceram após a busca com as palavras-chaves, contudo três contemplaram a temática e foram considerados para esta pesquisa, todos estavam disponíveis na base de dados Pubmed. Complementarmente, quanto ao tratamento dos dados deste estudo, os mesmos foram analisados através de um enfoque descritivo e reflexivo. Resultados: Dentre os três estudos encontrados, um era de revisão de literatura, já o restante eram artigos originais. Quanto ao ano de publicação das pesquisas, o mais antigo foi publicado em 2014, seguido de um em 2021 e outro em 2024. Um dos estudos foi desenvolvido por pesquisadores norte-americanos, o outro por autores africanos e indiano e o último por estudiosos europeus, mostrando a disseminação do tema em diferentes regiões, apontando diversas realidades educacionais. No que tange às temáticas das revistas em que os manuscritos foram publicados, duas delas abrangem o campo da medicina veterinária e o outro era um periódico específico sobre Saúde Única. Em relação ao percurso metodológico, um dos estudos utilizou a revisão documental e discussões com grupos focais, o outro utilizou uma metodologia quantitativa e por fim, o seguinte utilizou buscas em base de dados online. Nessa direção, quanto às especificidades dos artigos, é possível destacar que, o artigo cuja metodologia foi uma revisão documental acerca da SU/OH, além da aplicação de grupos focais (foram realizados dez encontros, sendo os participantes estudantes do curso de veterinária e de medicina que estavam no último ano da graduação), teve como objetivo analisar os principais aspectos da formação dos trabalhadores e examinar como os conteúdos curriculares podem influenciar na compreensão da prática de SU/OH pelos graduandos. Por fim, os autores apontaram ainda que sem uma mudança curricular integrativa e expandida, os futuros profissionais ainda teriam dificuldade em lidar com questões relacionadas à interdependência entre saúde humana, animal e ambiental de maneira abrangente. Já o artigo de 2021 propõe uma investigação de como os estabelecimentos Europeus de Ensino Veterinário implementam a interdisciplinaridade. Desse modo, o objetivo do segundo estudo foi analisar os dados acerca do ensino universitário e da pós-graduação com o intuito de identificar ações políticas que pudessem encorajar a educação intersetorial voltada para os conceitos da Saúde Única no meio acadêmico. Complementarmente, o estudo mostrou ainda que os modelos de estrutura acadêmica, currículos de graduação e políticas educacionais estabelecidos até então, dificultam atividades e práticas inter, multi e transdisciplinar. Nessa direção, referente ao último artigo, publicado em 2024, cuja metodologia foi baseada na análise de bancos de dados online sobre a presença da SU/OH nos currículos de pós-graduação e em instituições de ensino superior, o estudo teve como objetivo fornecer um repositório, atualizado, a partir da análise do conteúdo de programas acadêmicos voltados à SU/OH. Diante do que foi apresentado anteriormente e levando em consideração os estudos analisados é possível salientar que a natureza interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar da SU/OH faz da temática um desafio constante, tanto para sua aplicação na graduação, quanto na pós-graduação. Por mais que os interesses nos conceitos de SU/OH estejam em constante crescimento ainda há lacunas na estruturação de currículos e na obtenção de recursos dentro das instituições acadêmicas para a temática. Sendo assim, é fundamental destacar o fato de que muitos cursos acabam por restringir suas disciplinas, tornando difícil encaixar nos seus currículos acadêmicos tópicos que abranjam a saúde humana, a saúde animal e o meio ambiente. É crucial salientar ainda que ambientes educacionais desempenham um papel importante na formação de profissionais e pesquisadores, deste modo, a inclusão da SU/OH na área acadêmica permite que os graduandos adquiram uma compreensão abrangente sobre a temática, preparando-os para abordar os desafios de maneira complexa, integral, holística e eficaz. Considerações finais: Como visto anteriormente, a educação desempenha um papel imprescindível na promoção da SU/OH, diante disso, programas educacionais que abordem a interconexão e interdependência entre os humanos, animais e ambiente são essenciais para capacitar os futuros trabalhadores a adotarem atitudes holísticas e expandidas e que os ajudem na resolução e no enfrentamento de questões globais. Além disso, cabe ressaltar que encontrar material científico sobre esse tema ainda é uma tarefa desafiadora, já que um dos empecilhos para a realização de pesquisas mais direcionadas e abrangentes acerca do tema está vinculada a variedade de utilização de várias palavras-chave e/ou frases de busca que podem não gerar resultados consistentes e nem abranger todo o material disponível sobre o conceito. Por fim, a promoção da SU/OH nos cursos de graduação e programas de pós-graduação é essencial para capacitar os novos profissionais e pesquisadores para que estejam aptos a enfrentar os desafios que estão emergindo, através de uma perspectiva ampla e integrada, a fim de garantir que os acadêmicos tenham acesso às ferramentas e habilidades necessárias para fazer a diferença nos mais diversos campos do conhecimento global.