Apresentação: A função das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS) é a formação de recursos humanos de nível médio para o setor saúde do SUS, tomando as práticas em saúde como referência e o ensino em serviço para a consolidação e fortalecimento da rede. É relevante para o desenvolvimento e o fortalecimento das escolas a mudança do modelo de gestão para garantir sua autonomia, a execução de recursos, a continuidade da formação pedagógica e dos cursos. A maioria das Escolas Técnicas passam por entraves burocráticos e são influenciadas por questões políticas locais de modo negativo neste processo, pois não possui autonomia administrativa, financeira e poder decisório, apresentam dificuldades para a articulação e a gestão da formação. O objetivo é analisar o processo de institucionalização de uma escola de formação técnica do SUS guiado pela história até os tempos atuais. Desenvolvimento do trabalho: Este estudo é um recorte da tese do Doutorado, desenvolvida no Programa Acadêmico das Ciências do Cuidado em Saúde (PAACCS) na EEAAC/UFF. Foi desenvolvido uma análise com a abordagem Sócio-histórica de uma escola de formação técnica do SUS, localizada no estado do Rio de Janeiro, com o intuito de compreender seu processo de institucionalização, seu papel social, sua historicidade, a influência do seu potencial formativo no âmbito do SUS. A história é um dispositivo de conhecimento e de reflexão crítica. Utilizamos o referencial teórico e metodológico da Análise Institucional na perspectiva Sócio-histórica, fundamenta-se na necessidade de ampliação do conhecimento acerca de fatos no passado influenciando no presente. É um tipo de análise que se debruça sobre a história das práticas profissionais na formação em saúde do SUS, com abordagem qualitativa, teórico e empírico. No período de 2022 a 2023 foi realizada pesquisa documental e bibliográfica sobre a criação da escola; o diário da pesquisadora para anotação dos encontros com os profissionais; entrevistas semiestruturadas com alunos, ex-alunos, funcionários, ex-funcionários da escola e gestores. Aprovado pelo CEP/ UFF com o número CAAE 52955621.1.0000.5243.