ANÁLISE HISTÓRICA DE UMA ESCOLA DO SUS

  • Author
  • Isabel Cristina de Moura Leite
  • Co-authors
  • Ana Lúcia Abrahão da Silva
  • Abstract
  •  

    Apresentação: A função das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS) é a formação de recursos humanos de nível médio para o setor saúde do SUS, tomando as práticas em saúde como referência e o ensino em serviço para a consolidação e fortalecimento da rede. É relevante para o desenvolvimento e o fortalecimento das escolas a mudança do modelo de gestão para garantir sua autonomia, a execução de recursos, a continuidade da formação pedagógica e dos cursos. A maioria das Escolas Técnicas passam por entraves burocráticos e são influenciadas por questões políticas locais de modo negativo neste processo, pois não possui autonomia administrativa, financeira e poder decisório, apresentam dificuldades para a articulação e a gestão da formação. O objetivo é analisar o processo de institucionalização de uma  escola de formação técnica do SUS guiado pela história até os tempos atuais. Desenvolvimento do trabalho: Este estudo é um recorte da tese do Doutorado, desenvolvida no Programa Acadêmico das Ciências do Cuidado em Saúde (PAACCS) na EEAAC/UFF. Foi desenvolvido uma análise com a abordagem Sócio-histórica de uma escola de formação técnica do SUS, localizada no estado do Rio de Janeiro, com o intuito de compreender seu processo de institucionalização, seu papel social, sua historicidade, a influência do seu potencial formativo no âmbito do SUS. A história é um dispositivo de conhecimento e de reflexão crítica. Utilizamos o referencial teórico e metodológico da Análise Institucional na perspectiva Sócio-histórica, fundamenta-se na necessidade de ampliação do conhecimento acerca de fatos no passado influenciando no presente. É um tipo de análise que se debruça sobre a história das práticas profissionais na formação em saúde do SUS, com abordagem qualitativa, teórico e empírico. No período de 2022 a 2023 foi realizada pesquisa documental e bibliográfica sobre a criação da escola; o diário da pesquisadora para anotação dos encontros com os profissionais; entrevistas semiestruturadas com alunos, ex-alunos, funcionários, ex-funcionários da escola e gestores. Aprovado pelo CEP/ UFF com o número CAAE 52955621.1.0000.5243.Resultados: A trajetória da escola apresenta grande diversidade: desde sua criação há 35 anos, é marcada pela falta de financiamento e pelo processo de precarização do SUS que afetam suas atividades, dificultando a descentralização do ensino; as interferências institucionais influenciam negativamente nos processos formativos dos trabalhadores da rede e contribuem para a fragmentação do conhecimento; enfrentam desafios para realizar a integração ensino serviço; apresentam pouca autonomia administrativa e de gestão. A pesquisa também revelou as implicações pessoais, afetivas com a instituição e com a formação que levaram cada participante a ter diferentes vivências no processo da constituição da memória. Considerações finais: Recuperar e resgatar a história da escola como integrante da ETSUS, lança um olhar crítico-reflexivo sobre um dos movimentos que contribuíram para a formulação e execução da política de qualificação e formação técnica em saúde para os trabalhadores, fundamental para o fortalecimento Sistema Único de Saúde. As reflexões trazidas por essa investigação, ajudou a compreender as estruturas micro e macropolítica desta instituição.

     

  • Keywords
  • Análise Institucional, Educação Continuada, Educação em Enfermagem, Formação Profissional em Saúde, Sistema Único de Saúde.
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
Back