Café Pedagógico: uma estratégia de acolhimento, alinhamento e pertencimento

  • Author
  • Adriana Brendler Romano de Oliveira
  • Co-authors
  • Ana Cléia de Freitas Teixeira Goes , Cleide Henriqueta Praxedes Fernandes , Clicia de Sousa Cardoso Pitangueira , Dera Carina Bastos Costa , Iolanda Nogueira de Souza , Liane Gomes Menezes de Araújo , Milena Guimarães Gama Assis , Noemi Cristiane Firpo Fontes
  • Abstract
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    Café Pedagógico: uma estratégia de acolhimento, alinhamento e pertencimento

    Este relato de experiência revela uma vivência, que nasce da proposição de alinhamento pedagógico e acolhimento aos docentes e mediadores envolvidos no processo educativo, realizado por meio da implementação de estratégias metodológicas inovadoras para o aprimoramento do Curso de Especialização em Saúde Pública, realizado pela Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis (ESPBA).

    O referido curso trata-se de uma oferta permanente e regionalizada de qualificação de profissionais de saúde, para o SUS/Bahia, que vem contribuindo para ressignificação das práticas de saúde dos trabalhadores nos territórios, fortalecendo a Rede de Atenção à Saúde.

    Na quinta edição, o curso obteve ainda maior abrangência devido a maior oferta de vagas e participação de oito dos nove Núcleos Regionais de Saúde (NRS) da Bahia, além da continuidade das turmas centralizadas em Salvador, com profissionais da Rede SESAB (Secretaria de Saúde da Bahia) e da turma de discentes da Fundação Estatal Saúde da Família.

    Diante do crescimento no número de mediadores, decorrente da ampliação da oferta, a coordenação despertou para necessidade de mudança na forma de gestão e dos encontros com esses pares. Nas versões anteriores as reuniões aconteciam de forma isolada (individualizada) com cada mediadora sem a presença do docente.

    Nesta versão pensando em unir e trabalhar de forma sistemática as coordenadoras elaboraram uma estratégia pedagógica intitulada Café Pedagógico, essa experiência acontece de forma híbrida utilizando a plataforma teams, permitindo que as 26 mediadoras dos 45 municípios e docentes que residem nas diferentes regiões do estado da Bahia participem de forma ativa do processo das oficinas, garantindo um melhor alinhamento pedagógico para a condução dos momentos de interação e acompanhamento sistemático do processo ensino- aprendizagem.

    A cada café pedagógico, que acontece mensalmente, o docente da disciplina do próximo módulo apresenta seu plano de aula e a estratégia metodológica que será utilizada, ambos construídos conjuntamente com a coordenação do curso. Após essa apresentação é aberto para participação das coordenadoras e mediadores possibilitando dirimir suas dúvidas e contribuindo de forma ativa, critica e reflexiva com este processo educativo. Este momento de aproximação é de extrema relevância tanto para os docentes quanto para os mediadores e coordenadores pois, além de estreitar relações, propicia um conhecimento prévio da temática, o que facilitará o processo de mediação durante as aulas teóricas e também no acompanhamento das atividades desenvolvidas no ambiente virtual.

    Esta experiência tem permitido um maior sentimento de pertencimento aos atores envolvidos como também um aprimoramento pedagógico importante no transcorrer deste curso, que refletir-se-á no processo de ensino aprendizagem, e consequentemente na formação dos egressos e nas possíveis mudanças de práticas dos serviços de saúde da Rede SUS/Bahia.

     

     

     

     

     

     

  • Keywords
  • educação, mediação, qualificação, inovação, metodologia
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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