Apresentação:
Este trabalho descreve a experiência de ser multiplicadora do controle social no âmbito do projeto Participa +, realizado no Conselho Municipal de Saúde de Senador Pompeu. O objetivo foi contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil por meio da realização de atividades de multiplicação das oficinas formativas do projeto.
Desenvolvimento:
Participaram da iniciativa conselheiros de saúde representando todos os segmentos - usuários, profissionais de saúde e gestor. Os responsáveis pela condução foram Ádila Wenddy de Oliveira, Assistente Social e secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde, e Mairton Rodrigues, líder comunitário do distrito de São Joaquim. Ambos participaram do projeto Participa + e executaram o Plano de Multiplicação no Conselho Municipal de Saúde. A metodologia consistiu na realização de uma oficina de formação durante a reunião mensal do conselho, iniciando por uma dinâmica motivacional, e em seguida utilizando recursos expositivos como slides para apresentar e discutir os principais pontos da Cartilha do CEAP do projeto Participa +, incentivando a participação direta dos Conselheiros, que também apresentaram tópicos e interagiram ativamente.
Resultados:
Ao final da atividade, foi aplicado um questionário de avaliação da oficina, no qual todos os participantes responderam de forma satisfatória, elogiando a condução do momento e demonstrando interesse em participar de mais atividades semelhantes.
Considerações finais:
Essa experiência evidencia a importância da multiplicação do controle social no SUS para o fortalecimento do sistema de saúde brasileiro. A participação ativa dos conselheiros e o feedback positivo recebido reforçam a relevância desse tipo de iniciativa para promover a conscientização e o engajamento dos atores sociais na defesa dos princípios do SUS.