Formação em Educação Interprofissional: aprendendo juntos para tornar o Sistema Único de Saúde mais justo e democrático

  • Author
  • Paula Beatriz de Souza Mendonça
  • Co-authors
  • Lilian Bertanda Soares , Carolina Dutra Degli Esposti , Raquel Baroni de Carvalho
  • Abstract
  • Apresentação: As constantes crises globais de saúde que assolam a humanidade exige respostas cada vez mais céleres dos sistemas de saúde. A educação em saúde está em constante adaptação para formar profissionais preparados para enfrentar desafios complexos em um mundo interconectado. As universidades federais brasileiras, responsáveis pela formação de boa parte dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) precisaram introduzir novas temáticas de ensino seguindo as tendências globais para tornar os sistemas de saúde mais justos e sustentáveis. Entre essas temáticas, à Educação Interprofissional (EIP) tem se tornado uma estratégia de ensino importante, partindo do princípio que duas ou mais profissões aprendem em conjunto sobre os outros, com os outros e sobre a sua profissão a fim de atuarem de forma colaborativa, visando atender a pessoa em sua integralidade. Objetivo: Descrever a experiência da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) na formação em EIP. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência vivenciado entre 2022.2 e 2023.1 durante o estágio em docência na disciplina de introdução à EIP ofertada para os cursos de graduação da área da saúde da UFES. Resultados: A disciplina contou com a participação de professores dos cursos da saúde de diversas profissões, estagiários em docência do mestrado e do doutorado em Saúde Coletiva e alunos dos cursos: enfermagem; odontologia; fonoaudiologia; terapia ocupacional; nutrição; e, fisioterapia. Entre as temáticas de ensino abordadas estão: os domínios de competências colaborativas; comunicação; centralidade no paciente; clareza de papéis; resolução de conflitos; liderança colaborativa; trabalho em equipe, ainda, saúde única e o SUS como cenário interprofissional. As aulas foram ministradas seguindo parâmetros de metodologia ativa, de modo que houvesse maior interação entre alunos e professores, seja nos momentos de exposição, seja nos debates realizados em pequenos grupos interprofissionais, bem como em atividades realísticas (casos dos serviços do SUS) sobre os temas abordados. Assim, durante o processo formativo, os estudantes foram estimulados a desenvolverem o pensamento crítico e reflexivo sobre os antigos e novos desafios socioeconômicos que repercutem na saúde da população brasileira, capacitando-os para uma assistência mais assertiva à realidade do SUS. Considerações finais: O ensino de temáticas tão atuais das preocupações globais em saúde faz da disciplina de introdução à EIP uma experiência exitosa para formação de profissionais aptos a tornar o sistema de saúde mais justo e sustentável para a população brasileira. A experiência descrita tem influenciado novas práticas de ensino em EIP na UFES ao promover em 2024.1 acesso de alunos de outros cursos além do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFES). Portanto, esta experiência pode ser refletida em outras instituições brasileiras e, no sistema global de saúde, contribuindo para avanços na formação de profissionais de saúde no e para o SUS.

  • Keywords
  • Formação, Educação Interprofissional, SUS.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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