Experiências de Participação e Representação no Controle Social: Um Olhar a Partir da Prática

  • Author
  • ÁDILA WENDDY DE OLIVEIRA
  • Abstract
  • Apresentação:

    Este trabalho aborda minhas experiências vivenciadas como profissional de saúde, Assistente Social, com quase 4 anos de atuação em diversas áreas, desde Hospitalar, Atenção Primária, Gestão ao Controle Social. Destaco meu envolvimento como Conselheira de Saúde, Secretária Executiva do Conselho Municipal de Saúde e Coordenadora de Gestão e Planejamento na Secretaria Municipal da Saúde. Com o objetivo de compartilhar insights e desafios enfrentados durante esse período, destacando a importância da participação popular e do apoio governamental para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

     

    Desenvolvimento do trabalho:

    Relato minha trajetória, dando ênfase a participação ativa na realização de duas Conferências de Saúde e Saúde Mental, incluindo as pré-conferências nos distritos, onde pude ouvir de perto os anseios da população, que fizeram e indicaram suas propostas, na esperança de serem tornadas realidade pelos governantes. Dando ênfase ao meu papel na condução desses eventos, desde as etapas locais até a participação como delegada nas etapas regional e estadual, onde vivenciei a oportunidade de compartilhar experiências e os desafios com pessoas de todo o Estado do Ceará. 

    No entanto, ressalta-se a necessidade de mais recursos financeiros para realizar atividades fora do município, pois o financiamento adequado dos Conselhos de Saúde é crucial para promover uma participação efetiva da comunidade na formulação, implementação e monitoramento das políticas de saúde, contribuindo para a melhoria do sistema de saúde como um todo. Como também a importância da eleição de conselheiros, e delegados comprometidos com a defesa do SUS, pois são eleitos com base na confiança da comunidade, o que confere legitimidade às suas ações e decisões. Eles representam os interesses dos cidadãos e atuam como porta-vozes da sociedade civil junto às autoridades de saúde, mas por muitas vezes a realidade é que veem as conferências apenas como um evento social ou uma oportunidade de viagem.

    Resultados:

    Com o aprendizado adquirido durante esses processos, ressalto a importância de realizar capacitações e formações para conselheiros de saúde, para que estes sejam comprometidos com a defesa do SUS e que compreendam seu papel fundamental no controle social. Além disso, a necessidade urgente de mais financiamento para expandir as ações que vão para além do município, visando fortalecer ainda mais o sistema de saúde.

    Considerações finais:

    A experiência compartilhada ressalta a relevância da participação e representação efetivas no controle social para promover mudanças significativas no SUS. Conclui-se que a participação ativa nos processos de controle social e nas instâncias de decisão em saúde é fundamental para promover uma gestão mais democrática e eficiente. É necessário o contínuo investimento em capacitação, financiamento e conscientização para garantir a representatividade e o protagonismo da população na construção de políticas públicas de saúde.

     

  • Keywords
  • Conselhos de Saúde, Representação Social
  • Subject Area
  • EIXO 4 – Controle Social e Participação Popular
Back