Apresentação: O projeto de extensão Saúde das Populações do Campo, Floresta e Águas - PopFlora é composto por estudantes universitários de enfermagem, odontologia e medicina, pretende promover a saúde nas comunidades ribeirinhas da Amazônia. Localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, a comunidade Nossa Senhora do Livramento está localizada à margem esquerda do Rio Negro, na confluência deste com a margem direita do igarapé Tarumã- Mirim, na zona rural do Município de Manaus, Amazonas. Em linha reta, está distante vinte quilômetros do centro da Cidade, e o acesso à comunidade é feito por barco, tanto para os visitantes quanto para os moradores. O projeto realiza atividades de educação popular em saúde, como encontros, oficinas e círculos de conversa, visando entender as questões de saúde dessas comunidades e promover a prevenção de doenças. Adicionalmente, busca promover a visibilidade dos estudantes da área da saúde, capacitando-os a formar profissionais com uma visão abrangente e responsabilidade social. Desenvolvimento do trabalho: A ação comunitária foi realizada no dia 13 de abril de 2024, tendo como primeiro desafio o deslocamento até a comunidade por meio fluvial através do Igarapé do Tarumã-Mirim. A ação incluiu a verificação da pressão arterial, o teste de glicemia e o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), visando prevenir e controlar doenças crônicas. Além disso, realizamos aplicação de flúor e palestras sobre saúde bucal, incentivando práticas de higiene e prevenção de doenças dentárias. Para promover a saúde de forma integral, realizamos oficinas de brinquedos, visando o desenvolvimento infantil e a promoção de momentos lúdicos para as crianças da comunidade. A comunicação por voz comunitária foi crucial para informar sobre os serviços oferecidos, garantindo o acesso da população às atividades. Esta iniciativa buscou aplicar alguns dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente os de integralidade, equidade e participação social. Procuramos oferecer serviços de saúde de forma abrangente, tendo em vista as necessidades específicas da comunidade. Resultados: Houve participação ativa da comunidade no dia da ação, ajudando a construir laços entre os acadêmicos envolvidos e os comunitários, além de fortalecer os entendimentos da Saúde Coletiva como pilar fundamental na formação do profissional de Saúde. Os estudantes do projeto foram expostos à prática saúde coletiva e assim acumularam conhecimentos necessários para desenvolverem habilidades de problematização e elaboração de estratégias para enfrentamento nos diferentes cenários do contexto rural. Considerações finais: A promoção desses serviços reforça a importância da promoção da saúde e da prevenção de doenças nas comunidades tradicionais. A troca de saberes entre o conhecimento científico dos alunos da Universidade do Estado do Amazonas e o conhecimento tradicional das populações ribeirinhas cria relações importantes e coloca os acadêmicos diante dos componentes fundamentais que sustentam o conceito de Saúde proposto pela Organização Mundial da Saúde.