A importância do acesso às práticas culturais para a saúde das populações

  • Author
  • Matheus Teixeira Schumacher
  • Co-authors
  • Alessandra Aniszewski Kucner
  • Abstract
  • Apresentação: O presente trabalho consiste em uma confirmação por meio de dados de uma ideia percebida a partir da observação da transformação de um espaço urbano por iniciativa de um morador local: a implementação de uma tabela e basquete em uma praça de bairro previamente subutilizada, na cidade de Venâncio Aires/RS.

    Desenvolvimento: O incentivo às artes e ao esporte, por vezes considerados supérfluos pelo senso comum podem ser adjuvantes de melhores indicadores de saúde pública e menores índices de drogadição, como constatado por indicadores sociais de países diversos, como Islândia e Colômbia. A pequena amostra observada neste estudo (cerca de 20 jovens), oriunda de um bairro de uma cidade média do RS, serve como exemplo de como a facilidade ao acesso em áreas de lazer e esporte desempenham mudanças significativas nas vidas de uma comunidade. Além da cena relacionada ao esporte, também se desenvolveu entre os jovens do local a criação de batalhas de rima, manifestação artística popular de grande importância para a socialização e a reflexão sobre os anseios e necessidades das comunidades. Outra prática adjacente ao contexto foi o aumento do interesse pela prática do skate, embora ainda limitado devido à falta de locais propícios à sua realização. As práticas desportivas auxiliam tanto na socialização quanto na saúde física dos participantes.

    Resultados: a observação da mudança de hábitos em jovens propiciada pela intervenção urbana de morador em uma praça de bairro incita à reflexão sobre a potencialidade presente em nossa sociedade, em muito desperdiçada pela falta de acesso à locais público de qualidade que possibilitem o acesso às manifestações culturais que proporcionam o desenvolvimento físico e mental das populações, contribuindo para melhoria da saúde pública de uma forma geral.

    Considerações finais: é importante que os gestores de sáude pública trabalhem em sinergia com a comunidade, demandando e possibilitando a existência de espaços que propiciem o desenvolvimento intelectual e físico dos moradores, contribuindo para a saúde da população, também potencialmente sendo geradores de emprego e renda, em função das novas dinâmicas possibilitadas pelas práticas.

  • Keywords
  • espaço público, lazer, esporte
  • Subject Area
  • EIXO 5 – Saúde, Cultura e Arte
Back