Apresentação: Ao abordar educação em saúde rural em contexto rural, prioriza-se o diálogo aberto e respeitoso, reconhecendo os saberes locais da e as necessidades específicas da população, visando o bem-estar coletivo e fortalecendo as relações comunitárias. Este relato destaca a relevância de um projeto de extensão universitária que focou na saúde em uma comunidade rural da região amazônica, enfatizando seu impacto na formação médica. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência de um projeto de extensão universitária que atuou em uma comunidade tradicional rural no Amazonas. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um projeto de extensão universitária para prevenção e promoção de saúde da mulher ribeirinha. A população alvo era composta por mulheres ribeirinhas da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Iranduba (AM), pertencente à Reserva de Desenvolvimento do Rio Negro. Foram realizados 9 encontros e, para as ações na comunidade, as estratégias adotadas foram: rodas de conversa e ciências, materiais educativos, abordagens domiciliares e integração com a equipe da UBS local. Os recursos utilizados foram a música, movimento, cartazes, materiais educativos, aferição de pressão, orientação alimentar e houve o cuidado com a linguagem acessível às participantes. Os temas abordados durante os encontros foram: autocuidado, importância da mulher no contexto da comunidade local, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemias e diabetes mellitus. Resultados: A vivência desse projeto foi importante para possibilitar a construção de uma relação de responsabilidade e embasamento teórico prático na área das populações do campo, floresta e das águas aos extensionistas. Isso favoreceu a construção de espaços de produção de diálogo, reflexão e problematização junto às mulheres ribeirinhas. A educação em saúde em contexto rural apresenta vários desafios e, dentre os apresentados, destacam-se: logística, a influência das condições climáticas no dia das ações, o período de estiagem e a falta de infraestrutura. Considerações finais: Ter o olhar para a educação em saúde em contexto rural fortalece o compromisso de futuros profissionais da saúde para a realidade amazônica. Este trabalho reforça a relevância de incluir mais vivências acadêmicas em contextos rurais durante a graduação em Medicina, visto que experienciar e promover saberes e cuidado em saúde, com mulheres ribeirinhas, pode contribuir sistematicamente com uma escuta qualificada para dores e também esperanças de viver com dignidade e atendimentos mais próximos da realidade local, para tanto os acadêmicos podem aprender a apreender construindo habilidades em cuidados voltados para a saúde mais próximas de saberes e realidades ribeirinhas.