A Saúde como direito – resultados promissores da 1a. Mostra de Saúde Pública do município de Catalão, Goiás, Brasil

  • Author
  • PRISCILA ARIEDE PETINUCI BARDAL
  • Co-authors
  • GIZELDA VASCONCELOS VIEIRA DE ALCANTARA , AUGUSTO CESAR DA FONSECA NETO , RODRIGO RODRIGUES FRANCO , FERNANDA VIEIRA RODOVALHO CALLEGARI , POLIANA RODRIGUES ALVES DUARTE , ROSELMA LUCCHESE
  • Abstract
  • Apresentação: A 1a. Mostra de Saúde Pública de Catalão, Goiás, Brasil, foi um evento pioneiro, com o intuito de promover a interação da população com as ações de saúde pública que o município oferece. O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns dos resultados advindos da parceria firmada entre o Conselho Municipal de Saúde de Catalão, a Secretaria Municipal de Saúde, a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e dezenas de outras instituições de Serviço e de Ensino da cidade, tornando possível a concretização da agenda que priorizou ações de promoção de saúde, divulgação da atuação do Conselho Municipal de Saúde e do controle social no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), em seus vários níveis de atenção e cuidado.

    Desenvolvimento do trabalho: Através deste evento, a comunidade e os usuários do SUS acessaram stands que desenvolveram diversas temáticas de educação em saúde, além de orientações sobre o fluxograma de serviços que são oferecidos pelo SUS no município, em todos os níveis de atenção. Adicionalmente, foram realizadas conferências, rodas de conversa e discussões abertas ao público em geral, com renomados profissionais de saúde no âmbito regional e nacional. 

    Resultados: Considerando os dois dias de evento (17 e 18 de agosto de 2023), cerca de mais de 500 pessoas participaram das atividades oferecidas. A mobilização social gerada foi evidente. As discussões realizadas por profissionais renomados na área de saúde trouxeram grande contribuição para as ações de educação em saúde, promoção, prevenção e gestão em saúde. A Mostra de Saúde Pública foi aceita pelo poder público, como parte do calendário oficial de atividades do município, o que fortalece ainda mais a tríade ensino-serviço-extensão, ao garantir a parceria com a UFCAT. Verificou-se que o evento abriu um caminho para o empoderamento da comunidade em relação ao conhecimento sobre seus direitos de saúde garantidos pela Constituição Federal e disponibilizados pelo setor saúde de Catalão, promovendo a valorização do Sistema Único de Saúde, no Estado Democrático de Direito. A aproximação do Conselho Municipal de Saúde com a comunidade também foi profícua, ampliando a divulgação sobre a importância do controle social no SUS.

    Considerações finais: As parcerias entre a comunidade, a rede SUS do município, bem como com a comunidade universitária, conselho de saúde e entidades públicas e privadas ligadas à saúde em Catalão promoveram ações mais assertivas em resposta às necessidades de saúde da população local e regional. Isto fortalece a construção da Saúde Pública de forma mais participativa, com equidade, integralidade e universalidade.

  • Keywords
  • saúde pública, sistema único de saúde, controle social, gestão, participação social, intersetorial, interdisciplinaridade
  • Subject Area
  • EIXO 3 – Gestão
Back