As Práticas Integrativas e Complementares na tríade: Ensino/Serviço/Comunidade

  • Author
  • PRISCILA ARIEDE PETINUCI BARDAL
  • Co-authors
  • Lorena Beatriz Pereira e Silva , Normalene Sena de Oliveira , Caliope Pilger
  • Abstract
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    Apresentação: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs), são ferramentas de cuidado que promovem a saúde, melhoram a qualidade de vida e bem-estar, seja a nível físico, social, mental e/ou espiritual. O objetivo deste estudo é apresentar o projeto de extensão: “PICs no SUS e na Universidade” e os impactos positivos que tem promovido na interação ensino/serviço/comunidade, considerando o contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) e a comunidade, no município de Catalão, Goiás, Brasil.

    Desenvolvimento do trabalho: O projeto “PICs no SUS e na Universidade” compreende a oferta gratuita de Práticas Integrativas e Complementares, como a acupuntura, auriculoterapia, terapia floral, automassagem, dança circular, reiki e relaxamento com imagem guiada. O público alvo é composto por acadêmicos e colaboradores da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), bem como os usuários dos serviços de saúde da Unidade básica de saúde “Divano Elias” no município de Catalão- GO. As práticas são ofertadas semanalmente no Laboratório de práticas integrativas e complementares da UFCAT e na própria unidade básica de saúde. A equipe executora é formada por terapeutas, acadêmicos e membros da comunidade externa que receberam capacitação específica para a realização de cada técnica. Além da oferta humanizada das práticas, os participantes do projeto são cuidados em suas dimensões biopsicossociais através da escuta ativa e acolhimento, promovendo o autocuidado e respeitando sua autonomia no processo saúde-doença. O projeto também promove cursos de capacitação para profissionais de saúde e acadêmicos que queiram atuar no projeto, ofertando as PICs.

    Resultados: Considerando as atividades desenvolvidas somente no ano de 2023, o projeto realizou mais de 200 atendimentos, nas atividades desenvolvidas na unidade básica de saúde e na universidade (atendimentos no Laboratório de PICs, eventos culturais e de saúde promovidos aos estudantes e colaboradores).

    Considerações finais: Apesar das PICs estarem regulamentadas para serem oferecidas no SUS, o município de Catalão ainda não efetivou essa oferta à comunidade. Acredita-se que, com a realização deste projeto de extensão, haverá maior sensibilização da gestão sobre a importância de se promover o  acesso às PICs, aos usuários do SUS, possibilitando assim, a promoção da saúde e prevenção de doenças. Isto resultará em um aumento da oferta de cuidados de saúde de forma mais holística e equânime aos munícipes de Catalão, respeitando as manifestações culturais e diversidades de saberes da população. Ademais, entende-se que, este projeto poderá contribuir para a formulação de políticas públicas referentes ao cuidado integral das pessoas, nos diferentes níveis de atenção do SUS, através da interação ensino-pesquisa-extensão.

     

  • Keywords
  • promoção de saúde, práticas integrativas e complementares, sistema único de saúde, extensão, ensino, serviço, comunidade, auriculoterapia, acupuntura
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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