A falha na assistência devido ruídos na comunicação muitas vezes não são descritos ou expostos, mas ocorrem com frequência na assistência ao cuidado do Paciente e a duração deste ruído pode influenciar diretamente causando riscos para paciente, profissionais e acompanhantes que diretamente estão envolvidos na assistência ao Paciente. A Segurança do Paciente depende primordialmente da Comunicação Segura, pois durante o atendimento ao paciente desde a sua chegada na Unidade de Saúde até sua Alta Hospitalar. A experiências dos Profissionais no atendimento dos pacientes transformam em um diferencial para que possíveis ruídos na comunicação sejam desfeitos e não propagados por pacientes e familiares com engajamento no cuidado. Objetivo de Orientar Pacientes e familiares sobre o Auto Cuidado após atendimento. Desenvolvimento: As Metas Internacionais de Segurança do Paciente, vem sendo amplamente divulgada para que ocorra uma assistência segura ao cuidado ao paciente, pois o desenvolvimento de uma comunicação segura, sem ruídos na comunicação exposta ao receptor transforma a maneira de cuidar que podem ser influenciadas pelas orientações dos profissionais de saúde e demais medidas de apoio voltadas ao cuidado ao paciente e seus familiares e/ou rede de apoio, verificando se o entendimento foi realmente apropriado para a assistência prestas, estas orientações deverão estar dispostas do início de seu atendimento na chegada a Unidade de Saúde. Mudanças expressivas no cuidado ao paciente vem sendo praticadas com a implementação da Política Nacional de Humanização efetivando os princípios do SUS nas práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. A valorização dos usuários e dos profissionais motivam e oportunizam com autonomia e valorização do cuidado com “rodas de conversa, o incentivo às redes e movimentos sociais e a gestão dos conflitos gerados pela inclusão das diferenças são ferramentas experimentadas nos serviços de saúde a partir das orientações da Política Nacional de Humanização. A Teoria do Autocuidado vem transformando a rotina na Assistência de Enfermagem a mais de seis décadas, já descrito anteriormente como uma ferramenta valiosa, na prática de enfermagem, enfatizando a importância do autocuidado e auxiliando os enfermeiros a desenvolver estratégias individualizadas de cuidado para melhorar a saúde e o bem-estar dos pacientes e sua Rede de Apoio por estar ligado diretamente neste cuidado. Resultados demostram a principal atividade dos profissionais que atuam na assistência ao paciente é a comunicação assertiva, transmitindo-lhes apoio e confiança necessários para que possam conduzir com autonomia no cuidado. Os profissionais devem demonstrar segurança e confiança no primeiro encontro, afirmando em suas orientações que todos são capazes em produzir o autocuidado. Para que sempre ocorra uma comunicação segura, sem falhas ou ambiguidades, estreitando laços e aumentando o vínculo entre a profissionais, familiares e pacientes. Considerações Finais Com todos achados, descrevo que a redução nas falhas assistências estão ligadas principalmente aos profissionais de saúde devem orientar e estimular os pacientes e sua rede de apoio, produzindo uma comunicação de fácil entendimento, com informações que demonstram um cuidado holístico, empático e integral aos usuários.