Concepção e realização de Seminário de Pós-graduação sobre Enfermagem na Vigilância Ambiental

  • Author
  • Maria Izabel Rezende Rodrigues
  • Co-authors
  • Mariana Freire Fernandes , Vanessa Carla do Nascimento Brito , Maria Luiza De Araújo Guedes , ERIKA SIMONE GALVAO PINTO , NILBA LIMA DE SOUZA
  • Abstract
  • Apresentação: Os seminários na pós-graduação permitem aprofundar debates onde os os participantes são conduzidos à reflexão a partir de textos e discussões. Além disso, favorece o processo de ensino-aprendizagem ativo e significativo. Objetivo: Relatar a experiência da concepção e realização de um seminário da pós-graduação  acerca da enfermagem na vigilância ambiental. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, fruto da disciplina “Enfermagem na Vigilância à Saúde” do programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Resultados: As discentes incubidas pela condução do seminário, realizaram um planejamento a respeito da estratégia educativa que facilitasse o processo de ensino-aprendizagem através de elementos lúdicos disparadores para aprofundamento das discussões com o grande grupo. Assim, optou-se por adotar a sala de aula invertida e uma temática folclórica que permitisse relacionar o conteúdo com os personagens da cultura brasileira. O momento teve por finalidade contemplar os seguintes objetivos pedagógicos: Compreender os principais conceitos relacionados a Vigilância Ambiental; Reconhecer as atribuições do enfermeiro quanto a tomada de decisões; Identificar os instrumentos de avaliação e gerenciamento de riscos; Conhecer os órgãos de Vigilância Ambiental e associar a relação saúde-meio ambiente. Para embasar e aprofundar as discussões, foi disponibilizado quatro materiais complementares para leitura; no dia do seminário, os discentes do grande grupo foram convidados a participar da estratégia pedagógica nomeada pelo grupo condutor como “estoura balões”, que objetivou a retomada de conceitos já trabalhados nos seminários anteriores, para tal, um representante de cada grupo deveria estourar um balão e classificar como verdadeira ou falsa a assertiva contida dentro dele;  a etapa seguinte, nomeada “nuvem de palavras do Pererê”, os grupos tiveram que elencar conceitos relacionados à temática, que consideraram importantes, baseados em seus conhecimentos prévios;  por conseguinte, o seminário deu continuidade com um jogo de tabuleiro, com quatro grupos nomeados a partir dos personagens do folclore brasileiro e representados por pinos com as imagens dos mitos, a saber: Boitatá, Boto, Iara e Cuca. Durante o curso do jogo, os discentes se depararam com perguntas e desafios, devendo solucioná-los corretamente e discuti-los com o grande grupo; na etapa seguinte, os discentes receberam casos clínicos baseados na literatura disponibilizada, construídos de forma a possibilitar a visualização prática, no contexto da enfermagem, dos conteúdos abordados; a próxima etapa envolveu a discussão de casos clínicos baseados na leitura prévia, objetivando atingir a compreensão prática dos conteúdos abordados no contexto da enfermagem; por fim, houve a consolidação final da temática, no qual os participantes reavaliaram as palavras incluídas no mural no início do seminário e tiveram a oportunidade de incluir novas ou substituir as anteriores. Considerações finais:  a concepção deste seminário proporcionou às facilitadoras uma imersão na temática e estimulou a criatividade na escolha da estratégia educativa, bem como enriqueceu o conhecimento e as habilidades práticas das futuras docentes. Acredita-se que os objetivos do seminário foram atingidos, uma vez que os discentes participaram ativamente com a leitura, reflexões e discussões propostas pelo seminário.

  • Keywords
  • Enfermagem; Educação de Pós-graduação; Vigilância Ambiental
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back