Educação Popular em Saúde nas escolas: uma experiência extensionista em uma escola de educação básica em Contagem/MG

  • Author
  • Mônica Garcia Pontes
  • Co-authors
  • Alzira de Oliveira Jorge , Elis Mina Seraya Borde , Yumi Elisa Watanabe Chagas , Clara Marzinetti Neves , Natani Eloisa Costa , Artur Gomes Flores , Katharina Silva Borges , Laura Araújo Martins
  • Abstract
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    Apresentação: A Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LIASC) é um Programa de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que tem promovido diálogos potentes entre acadêmicos, trabalhadores da saúde e usuários do SUS. Nessa trilha, em 2023, membros da LIASC desenvolveram um projeto de educação popular em saúde em uma escola de educação básica do município de Contagem/MG, a FUNEC Inconfidentes.  Estudantes de vários cursos da saúde (ligantes), trabalhadores da educação básica e estudantes do ensino médio reuniram-se em uma roda de conversa para expor as principais demandas da comunidade que pudessem conversar com os objetivos da LIASC. Temáticas relativas à promoção da saúde e ao acesso a serviços de saúde foram levantadas. Dessa forma, atendendo a uma solicitação da comunidade e confirmando a relevância de um projeto que traz à luz o debate, com adolescentes, sobre o direito à saúde no Brasil, a coordenação da LIASC decidiu construir, com essa comunidade escolar, um projeto de educação popular em saúde. O objetivo é desenvolver atividades de educação popular em saúde com os estudantes do ensino fundamental e médio para refletir, coletivamente, sobre direito à saúde e papel do Estado, organização, funcionamento, relevância e desafios enfrentados pelo SUS.

    Desenvolvimento: Em 2023 foram realizadas quatro oficinas na FUNEC com as temáticas saúde mental, Redes de Atenção à Saúde, infecções sexualmente transmissíveis, o ENEM e o cuidado com a saúde. Todas as atividades – jogos, oficina de desenho, rodas de conversa - foram desenvolvidas pelos estudantes da UFMG com orientação de professores. A escolha das temáticas e da metodologia das ações partiu de um processo contínuo de diálogo com a comunidade que compõe a FUNEC, como professores, diretoria e os estudantes secundaristas, visando estimular o protagonismo do indivíduo enquanto agente na promoção da própria saúde e como componente transformador e construtor do SUS. A fim de dar continuidade às atividades em 2024 e ampliar a visibilidade do projeto entre os adolescentes, os ligantes fizeram um vídeo sobre a importância da participação dos estudantes na construção do SUS.

    Efeitos percebidos: Houve ampla participação dos estudantes da educação básica que disseram ter sido muito significativo o contato com estudantes da universidade, que ampliaram o conhecimento sobre eles mesmos e as possibilidades diante da vida. Destacaram reflexões acerca do comum de nós, possibilidades de cuidado no SUS que não imaginavam que existia e sentimento de poder fazer parte da construção do sistema de saúde. Além disso, os estudantes de graduação da UFMG relataram o impacto do campo para a formação universitária com ressignificação do modo de perceber a educação em saúde.

    Considerações finais: O diálogo entre Universidade e escola, à luz dos princípios da Educação Popular em Saúde, tem contribuído para agregar novos sujeitos à luta pelo SUS.

     

  • Keywords
  • Educação Popular em Saúde; adolescentes; Sistema Único de Saúde
  • Subject Area
  • EIXO 4 – Controle Social e Participação Popular
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