Apresentação: o curso de medicina, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais (2014), deve se pautar pela formação de profissionais geralistas, críticos, reflexivos e éticos, com capacidade para compreender o processo saúde-doença em toda a sua trama social, bem como para atuar em todos os níveis de atenção e em todas as ações e serviços de saúde. Nesse sentido, a formação médica deve ser edificada com conteúdos que deem conta dessa abordagem integral e complexa, entre os quais, assuntos sobre diversidade, direitos humanos, gênero, relações raciais, entre outros. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de construção do podcast Merendacast, na disciplina eletiva Diversidade e Direitos Humanos, ofertada no primeiro período do curso de medicina da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Manacapuru, situada na região metropolitana do Amazonas. Desenvolvimento: A disciplina Direitos Humanos e Diversidade, ofertada no semestre letivo 2023/2, para o primeiro período do curso de medicina, tinha como objetivo destacar o papel estratégico da saúde na inclusão das diversidades e direitos humanos para formação médica mais solidária e democrática. Entre as atividades previstas estava a investigação, em grupos, de temas e assuntos relativos à diversidade e aos direitos humanos, cuja apresentação dever-se-ia ocorrer por meio de metodologia ativa, entre elas, a produção de podcast. O grupo em questão ficou com a tarefa de construir um podcast sobre “igualdade racial e as políticas de ação afirmativa”. Para construção do podcast foram realizados pesquisa de conteúdo, construção de roteiro, direção, gravação/voz e edição. Na pesquisa, os discentes levantaram as principais referências e os principais marcos sobre as políticas de igualdade racial e ação afirmativa; a partir dessa pesquisa, foi estruturado o roteiro para a gravação do podcast, que levou em consideração uma abordagem interativa, com uso de expressões regionais. A partir do roteiro, um dos alunos fez a gravação de voz que, após finalizada, foi organizada pela equipe de edição, que inseriu a parte de sonoplastia na gravação. Resultados: O podcast foi nomeado de Merendacast, em alusão a um bordão manauara, famoso na internet (“tu já merendou?”). Usando esse bordão, o narrador iniciava o diálogo perguntando: “E aí, já merendou hoje? A merenda de hoje será igualdade racial... Senta que lá vem merenda”. A partir daí, ocorria todo um percurso narrativo/dialógico sobre o tema, abarcando a definição de igualdade racial e ação afirmativa, o mito da democracia racial, a importância das políticas de reparação e do estatuto da igualdade racial, entre outros. Em pouco mais de 8 minutos, o Merendacast produziu uma síntese sobre os principais aspectos da (des)igualdade racial no Brasil. O podcast foi apresentado para a turma, o que resultou em socialização dinamizada com a participação de todos. Essa metodologia ativa oportunizou também a construção participativa de conhecimento do assunto abordado. Considerações: O exercício do podcast, além de propiciar aos discentes, a aproximação com temas fundamentais na compreensão do processo saúde-doença e na construção de um sujeito crítico e reflexivo, também oportunizou a experimentação de modos ativos de produção e circulação de conhecimento.