CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA EM SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Author
  • Vanessa Nardi
  • Co-authors
  • Arthur Dellazeri Cortez , Alessandra Yasmin Hoffmann , Anderson Batistas dos Santos , Aline Massaroli
  • Abstract
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    Apresentação: A semiologia compreende o estudo dos sinais e sintomas apresentados pelo indivíduo, execução de técnicas de avaliação clínica e realização de procedimentos de enfermagem. Caracterizando a base da prática clínica, a qual direciona a equipe de enfermagem a estabelecer as necessidades específicas de cada paciente. A monitoria no ensino superior proporciona aos acadêmicos envolvidos segurança em suas habilidades práticas nos diferentes contextos de saúde, bem como a construção do raciocínio clínico e a formação da reflexão crítica embasada no conhecimento científico. Também é capaz de aproximar o discente/monitor da realidade docente, aprimorando suas práticas pedagógicas e proporcionando ao acadêmico maior interação teórico-prática. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem como monitores do laboratório de semiologia e semiotécnica no processo de formação do profissional enfermeiro. Desenvolvimento do trabalho: O curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, possui desde o ano de 2012 o projeto de monitoria para o laboratório de Semiologia e Semiotécnica, compreendendo este como um espaço facilitador para a formação do enfermeiro. O ambiente deste laboratório, é destinado ao aprimoramento de competências profissionais do enfermeiro, bem como treinamento de habilidades técnicas e práticas utilizando manequins, materiais, equipamentos e instrumentos para a saúde. O laboratório mantém habitualmente quatro estudantes na função de monitores, remunerados e não-remunerados conforme a disponibilidade orçamentária anual da universidade. Os horários de monitoria são ofertados em períodos distintos das atividades curriculares, sendo disponibilizados para todo o curso de Graduação em Enfermagem, sendo obrigatório o agendamento prévio da atividade pelo estudante interessado com indicação do tema a ser desenvolvido pelos monitores. Resultados: A evolução teórico-prática dos acadêmicos foi observada rotineiramente e está muito ligada ao fortalecimento dos conhecimentos e do exercício de repetição das técnicas, promovendo o aprimoramento da teoria e o refinamento das habilidades. Além disso, o espaço de simulação prepara esses alunos para uma comunicação efetiva e humanizada com o paciente, uma postura profissional adequada e um atendimento assertivo, funcionando como um espaço reflexivo sobre o impacto dos serviços de enfermagem na consolidação de um serviço de saúde eficiente. Ademais, a monitoria possibilitou aos monitores o desenvolvimento de técnicas de comunicação e educação, proporcionando um ambiente acolhedor e propício para o aprendizado, ensinando e estimulando a busca por conhecimento. Tal experiência contribui na formação profissional do monitor, que, como futuro enfermeiro, atuará como líder de equipe, sendo necessária uma boa comunicação e a capacidade de ser educador. A interação entre aluno e monitor permite ao acadêmico, melhor entendimento, sedimentação do conhecimento e articulação entre teoria e prática. Considerações finais: A realização do projeto de monitoria permite a todos os sujeitos envolvidos, um processo proficiente de compartilhamento de conhecimentos. Dessa forma, a monitoria caracteriza um importante instrumento pedagógico para a melhoria do ensino, resultando na formação de enfermeiros mais preparados para produzir com qualidade o cuidado em saúde.

  • Keywords
  • Monitoria, Educação em Enfermagem, Formação profissional.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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