Apresentação: O câncer colorretal (CCR) é uma neoplasia que se manifesta através da presença de tumores malignos no intestino grosso e no reto, sendo a terceira neoplasia que mais afeta homens, e a segunda que mais afeta mulheres no âmbito mundial. O INCA prevê 45.630 novos casos para cada ano do triênio de 2023 a 2025. Em sua fase inicial o CCR é assintomático, apresentando sintomas apenas em casos mais avançados. A sintomatologia varia de acordo com a localização e gravidade do quadro, entretanto o sangramento oculto nas fezes, as cólicas abdominais, a alteração dos hábitos intestinais e a anemia estão entre os fatores associados a esse câncer. Tendo em vista a sintomatologia inespecífica, é fundamental a explanação dos fatores de risco e da importância do rastreamento e do diagnóstico precoce, pois dessa forma os pacientes podem procurar por atendimento na fase inicial do câncer, possibilitando um melhor prognóstico. Nesse contexto, destaca-se a importância das Ligas Acadêmicas, as quais se caracterizam como entidades de ensino, pesquisa e extensão, compostos por profissionais e discentes que tem como intuito a ampliação de conhecimentos. As Ligas Acadêmicas possuem um papel imprescindível no que tange a formação profissional, elas permitem que os participantes vivenciem experiências as quais vão além do ambiente da sala de aula, o que promove maior autonomia, interação, desenvolvimento do senso crítico e a capacidade de comunicação do discente. Além disso, as mesmas contribuem diretamente para a disseminação de conhecimento para a população em geral, por meio dela pode-se ter um contato maior com o público, conhecer suas especificidades e assim, oferecer orientações. Nessa perspectiva, tem-se como objetivo, descrever a vivência dos discentes de enfermagem em uma ação educativa na comunidade sobre o câncer colorretal (CCR). Desenvolvimento do trabalho: Trabalho descritivo, do tipo relato de experiência, baseado em realização de ações educativas, no qual abordam experiências vivenciadas por acadêmicos, onde buscam reflexões sobre os fenômenos sociais em estudo, por meio de atividades educacionais, objetivando minimizar as várias problemáticas voltadas à saúde. Sobre isto, é válido ressaltar que o projeto foi realizado pelos componentes da Liga LASON – Liga Acadêmica de Assistência Oncológica- e discentes de Enfermagem - UNAMA (Universidade da Amazônia), UFPA (Universidade Federal do Pará) e UEPA (Universidade Estadual do Pará). A ação educativa foi realizada no dia 11 de março de 2024, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de Ananindeua, no período matutino, obtemos como público-alvo, a comunidade geral. A partir do tema câncer colorretal, foi iniciado a pesquisa bibliográfica sobre CCR, com a análise de artigos publicados entre os anos de 2016 a 2020, a coleta dos artigos foi realizada nos bancos de dados BVS, LILACS, SCIELO e PUBMED. Com base na pesquisa de literatura, os discentes formularam o embasamento teórico para fazer o prosseguimento da ação socioeducativa. A explanação dos discentes aconteceu no corredor que os usuários da UBS aguardam atendimento da unidade em uma segunda-feira, sendo o dia agendado pela enfermeira responsável, estavam presentes cerca de 12 adultos de diferentes faixas etárias. A palestra teve como destino ensinar sobre o câncer de intestino, na qual os ligantes compartilharam histórias pessoais, fornecendo o conhecimento sobre quais os principais sintomas, além disso foi discutida formas de diagnóstico da doença. De forma lúdica, as discentes utilizaram um banner contendo imagens ilustrativas e orientações pertinentes ao tema abordado. Essa estratégia contribuiu significativamente para aumentar a visibilidade e a compreensão por parte dos usuários da UBS. Durante a educação em saúde, foram realizados três momentos. No primeiro, explicativo, foram abordados conceitos sobre o que é o CCR, fatores de risco (ambientais, hormonais e genéticos), sinais e sintomas, e investigação/diagnóstico. No segundo momento, os usuários da UBS puderam sanar dúvidas e contribuir para o assunto relatando os seus entendimentos, suas crenças e experiências com pessoas próximas. No terceiro momento, após o término da ação feita pelos ligantes, de perguntas feitas pelo público aos estudantes relacionadas ao tratamento da neoplasia e dúvidas acerca do CCR. Resultados: Durante a ação educativa, os estudantes enfatizaram as diversas formas de prevenção do câncer colorretal, destacando o histórico familiar como um fator de risco. Também foram fornecidas orientações sobre a importância de uma alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Além disso, reconheceu-se o papel crucial do enfermeiro no cuidado dos pacientes com câncer colorretal, especialmente ao educá-los sobre saúde. Para os pacientes com estomia intestinal, o enfermeiro desempenha um papel essencial ao fortalecer seu autocuidado e promover sua recuperação e adaptação. Por meio do acolhimento e da orientação, o enfermeiro capacita o paciente e sua família, incentivando a autonomia e proporcionando uma melhor qualidade de vida. Foi notável o interesse das pessoas presentes em compreender o impacto dos dados apresentados, com uma participação especialmente ativa daqueles na sala de espera. Quando questionados sobre o tema em discussão, surgiram conversas sobre casos de amigos e familiares que lidam ou estão lidando com o câncer. Essa dinâmica destaca como a participação social dos usuários do SUS contribui para construir um cuidado compartilhado entre usuários e profissionais de saúde, promovendo a autonomia intelectual dos indivíduos e adaptando abordagens com base em suas vivências. A experiência destacada ressalta a importância da "educação em saúde", que utiliza tecnologias de ensino e aprendizado para transmitir conhecimentos sobre saúde a diversos grupos. Isso implica em romper com modelos centralizados de educação e adotar novas estratégias de diálogo e interação entre a comunidade e os profissionais de saúde. Esses princípios estão cada vez mais integrados aos currículos de formação dos profissionais de saúde, visando perpetuar as transformações resultantes das atividades de educação em saúde. Essas práticas são orientadas pelo modelo de saúde biopsicossocial, que abrange o cuidado integral e multidimensional do indivíduo. A formação em Educação em Saúde é essencial para aprimorar as habilidades e conhecimentos dos profissionais sobre teorias e metodologias de ensino, bem como sobre as características de aprendizado de diferentes grupos populacionais. A integração desses saberes pelos mediadores possibilita uma maior eficácia das ações de ensino em educação, envolvimento do público-alvo e transmissão das informações necessárias para motivar o autocuidado. Quando essas ações geram os resultados esperados, tem-se pessoas conscientes de seu processo de saúde e doença, participantes ativos no autocuidado e cuidado de seus entes queridos, além de críticos em relação ao conhecimento dos fatores de risco, determinantes sociais de saúde e meios de superar os desafios de saúde identificados. Considerações finais: Por meio da atividade realizada, notou-se a importância da educação no contexto de saúde voltada para o Câncer Colorretal, destacando o papel primordial dos discentes de Enfermagem em ações extensionistas, no que tange respeito a disseminação de conhecimento e troca de experiências, e que teve o intuito de envolver o público presente numa discussões a respeito da sensibilização e conscientização sobre a magnitude do diagnóstico precoce e prevenção desse tipo de câncer. Diante do exposto, o projeto desenvolvido pela Liga LASON, permitiu que houvesse uma aproximação entre os participantes, que ao compartilharem histórias pessoais, passando informações sobre o câncer colorretal. Portanto, ao disseminar informações esclarecedoras, contribuímos para despertar uma atenção crucial da sociedade para a prevenção e cuidados preliminares em relação ao câncer colorretal, destacando a relevância da educação em saúde para a população.