Apresentação: Observou-se na literatura sobre o tema, que foi a partir das pesquisas de Taylor sobre “Gerência Científica”, por volta de 1912, que surgiram os primeiros estudos sobre Satisfação no Trabalho. Nesse momento, o conceito de Satisfação estava intimamente ligado à questão da fadiga, do salário e suas respectivas interferências na produtividade. A satisfação no trabalho pode ser definida como sensação de bem-estar e alcance de realização profissional. A satisfação no trabalho gera prazer e motivação para o trabalho, assistência qualificada, influenciando ainda no maior envolvimento e compromisso do profissional para com a empresa e profissão, tendo impacto inclusive na evolução do paciente e menor rotatividade dos profissionais.
Assim sendo, no contexto do trabalho existe uma estreita relação entre motivação e satisfação, definido como um conjunto de fatores psicológicos, conscientes ou não, que agem entre si determinando a conduta de uma pessoa, portanto, a motivação é a razão pela qual pessoas agem ou decidem fazer coisas, adotar atitudes, pensar e buscar o atendimento de suas necessidades, seus objetivos ou metas. O trabalho do enfermeiro nesse cenário é complexo, pois é pautado na produção de cuidado e realizado de forma coletiva com a equipe de enfermagem e outros profissionais da área da saúde.
Ao considerar tais aspectos, questionou-se: Quais os principais indicadores de satisfação do trabalhador de enfermagem em seu cotidiano profissional?
Além do que, o enfermeiro gestor pode pensar na satisfação do trabalhador de enfermagem como um indicador importante para tomada de decisão sobre o processo de trabalho em enfermagem. Nesse sentido, objetivou-se com o estudo descrever os indicadores que caracterizam a satisfação dos trabalhadores de enfermagem na clínica cirúrgica de um hospital público, localizado em Belém-PA.
Desenvolvimento do Trabalho: Foi realizado um estudo do tipo exploratório, com abordagem qualitativa descritiva, desenvolvido com a equipe de enfermagem de uma unidade de internação, de um hospital público do município de Belém no Pará. As informações foram coletadas no mês de novembro de 2019, após a leitura e assinatura do (TCLE) pelos participantes
Esta pesquisa atende a resolução n°466/ 2012 do conselho nacional de saúde, sendo sido submetido ao comitê de ética em pesquisa obtendo a aprovação (CAAE 18606619.8.0000.5701), (CAAE 18606619.8.3001.5171).
Foram participantes do estudo 11 profissionais da equipe de enfermagem, Foi aplicado um questionário semiestruturado. Para o tratamento dos resultados, foi utilizado análise qualitativa com base em
RESULTADOS
TEMA 1: FATORES MOTIVACIONAIS NO TRABALHO DE ENFERMAGEM
Os fatores relacionados a remuneração, identifica que nove (9) da equipe de enfermagem se sentem motivados por ter uma boa remuneração e dois (2) alegaram não ter boa remuneração
Nos fatores relacionados a realização, verifica-se que nove (9) profissionais da equipe de enfermagem sentem-se realizado com o trabalho desempenhado. Entre os motivos da realização, estão principalmente, em auxiliarem os pacientes quando mais precisam, por trabalharem onde gostam e em virtude do conhecimento e crescimento profissional adquirido.
Já em relação as condições de trabalho observaram-se que nove (9) dos profissionais consideraram positivas condições de trabalho e dois (2) não consideram ter boas condições de trabalho. Os participantes que que declaram como boas as condições de trabalho, estão relacionadas ao ambiente de trabalho, materiais suficientes para realização dos procedimentos, boa flexibilidade com a gerência, boa interação com a equipe, ter oportunidade de aprendizagem e carga horária adequada.
Identificou-se que na categoria gestão de turnos/folgas, dez (10) estão satisfeitos, e alegam essa satisfação pelo fato de que trabalham apenas 30 horas de semanais, em regime celetista compatível com folgas e são respeitados quanto a sua opinião em relação aos turnos que estão disponíveis.
Na categoria reconhecimento pelo trabalho realizado, seis (6) estão satisfeitos por esse reconhecimento e cinco (5) insatisfeitos pela falta de reconhecimento. Os que estão satisfeitos, alegam que o que lhes traz a realização é o agradecimento dos pacientes pelo trabalho prestado da equipe de enfermagem a eles, devido ter reconhecido que seu trabalho foi realizado com êxito e que a chefia elogia e agradece o bom trabalho.
Nas relações interpessoais com a equipe, observa-se que foi citado um fator de insatisfação a este item, pois os profissionais enaltecem uma boa relação interpessoal de modo geral
Em relação ao orgulho do trabalho que realiza, verifica-se que nove (9) participantes sentem orgulho do trabalho que realizam, porém dois (2) não tem orgulho do trabalho que realizam devido à falta de reconhecimento. Os que sentem orgulho de seu trabalho justificam o amor ao próximo, o trabalho com humanização, a empatia, ajudar no momento que os outros mais precisam, e procedimentos de alta complexidade.
Quanto ao apoio da chefia direta, oito (8) participantes consideram um apoio adequado da chefia e três (3) consideraram não ter o apoio direto da chefia e não justificaram.
Já o fator relacionado a oportunidade de ser criativo no trabalho identifica-se que oito (8) dos entrevistados afirmam ter a oportunidade de ser criativo no ambiente de trabalho, dois (2) alegam não desenvolver a criatividade e um (1) desenvolve somente em parte. Os que têm a oportunidade de ser criativo, apenas uma participante justificou, que está relacionado a organização no ambiente do trabalho.
Na participação em mudanças que afetam o trabalho e a equipe, 9 dos participantes alegam participar dessas mudanças e 2 apontam não participar. Os que alegam participar informam que essas mudanças estão relacionadas a fatores que levam melhoria da assistência ao paciente.
TEMA 2: INDICADORES DE SATISFAÇÃO NO TRABALHO DE ENFERMAGEM
Quanto aos fatores relacionados as normas organizacionais sete (7) consideram-se satisfeitos e quatro (4) consideram insatisfeitos. Os participantes que se consideram satisfeitos levam em consideração programas como educação continuada, capacitações e uma boa organização direta da chefia.
Sobre o aspecto gestão da unidade seis (6) consideram-se satisfeitos citando enquanto cinco (5) profissionais se consideram insatisfeitos. Os fatores que dizem respeito a satisfação com a gestão estão relacionados ao grau de confortabilidade com a gestão de enfermagem e a percepção que a gestão faz um bom trabalho.
Fator gestão institucional cinco (5) se consideram satisfeitos e seis (6) declaram-se insatisfeitos. Aos fatores de satisfação profissional relacionado a gestão institucional os profissionais relacionam com a valorização profissional.
Aos sistemas de carga horaria férias e folgas oito (8) consideram-se satisfeitos e 3 não estão satisfeitos. A satisfação profissional relaciona-se as horas de exercício laboral semanal distribuídas de forma justa e igualitária a todos os profissionais.
Sobre o desenvolvimento pessoal e profissional, seis (6) estão satisfeitos, porém, cinco (5) encontram-se insatisfeitos. A satisfação está relacionada a oportunidade de desenvoltura dentro do ambiente de trabalho.
Considerações finais: O presente estudo cumpriu seu objetivo de caracterizar a satisfação do trabalhador como indicador de gestão para a enfermagem, identificando indicadores de satisfação no trabalho, assim como, elementos que constituem fatores motivacionais no trabalho de enfermagem.
Com o estudo observou-se que a remuneração, a realização profissional, boas condições de trabalho, um adequado sistema de gestão de turnos e folgas, o reconhecimento social pelo trabalho realizado, boas relações interpessoais com a equipe, a capacidade de sentir orgulho pelo trabalho que realiza, assim como, o apoio da chefia direta, com a oportunidade de ser criativo no trabalho, a participação nas mudanças que afetam o trabalho e a equipe são fatores motivacionais no trabalho de enfermagem.