CONSTRUINDO RELAÇÕES SAUDÁVEIS: EDUCAÇÃO SEXUAL E PREVENÇÃO DE ISTS PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

  • Author
  • Ana Luiza Ventura de Alencar
  • Co-authors
  • Anne Katherine de Araújo Barros , Anna Laura Oliveira Torres , Bruna Larissa Menezes Coelho , Maria Laura de Souza Alencar , João Victor Amaral Cavicchioli , Pedro Jefferson Ribeiro Correia , Naisla Caroline Feitosa Pereira
  • Abstract
  • A sensibilização sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é crucial para promover a saúde pública, especialmente em comunidades vulneráveis, como pessoas em situação de rua. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as ISTs, incluindo HIV, Gonorreia e Hepatites virais, são desafios globais que demandam estratégias eficazes de prevenção e controle. Nesse contexto, a educação em saúde desempenha um papel crucial na disseminação de informações sobre prevenção e cuidados com as ISTs. No Centro de Acolhimento Transformar em Juazeiro, Bahia, uma ação educativa foi realizada em 18 de abril de 2024, durante o período vespertino. Este espaço, parte da rede SUAS - Sistema Único de Assistência Social, correlacionado com o SUS - Sistema Único de Saúde, acolhe temporariamente pessoas em situação de rua, oferecendo assistência integral e encaminhamentos para serviços de saúde. A experiência consistiu em uma palestra educativa do tipo roda de conversa, abordando ISTs, com foco em HIV, Gonorreia e Hepatites virais B e C. A abordagem escolhida permitiu uma comunicação dinâmica e produtiva, aproximando os alunos do terceiro período de medicina e os usuários do centro. Além da palestra, foram distribuídos kits de higiene pessoal, materiais informativos e jogos para estimular a interação e o trabalho em equipe. Todos os aspectos da ação foram planejados para acolher e criar vínculos, desde a linguagem utilizada até a empatia e disponibilidade dos alunos em esclarecer dúvidas e estimular o autocuidado. Camisinhas masculinas, femininas e cartilhas informativas foram distribuídas, contendo informações sobre prevenção, testes rápidos, uso de preservativo, não compartilhamento de seringas e boa higiene. Além disso, orientações sobre a forma de uso da PrEP (profilaxia pré-exposição) foram apresentadas verbalmente e por meio de elementos visuais.

    A verificação da aprendizagem ocorreu por meio de questionamentos aos participantes, com todas as perguntas respondidas corretamente, demonstrando a fixação do conteúdo. O interesse demonstrado pelos participantes refletiu uma comunicação adequada e o desenvolvimento de vínculos entre as partes. Os resultados desse relato podem dialogar com a literatura sobre educação em saúde, intervenções comunitárias e prevenção de ISTs. Destacando a eficácia das intervenções de educação em saúde na promoção da conscientização e mudança de comportamento, ressalta-se a importância de abordagens inclusivas e acessíveis para promover a saúde em populações vulneráveis. O relato documenta uma experiência bem-sucedida de intervenção em saúde em um Centro de Acolhimento para pessoas em situação de rua. Sugere-se explorar estratégias adicionais para estimular a educação em saúde, promover o bem-estar da população atendida e fortalecer as práticas de promoção da saúde e prevenção de doenças.

  • Keywords
  • ISTs, educação, prevenção, bem-estar.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back