TECNOLOGIA EDUCATIVA DO TIPO CURSO: VAMOS FALAR SOBRE AVALIAÇÃO E REGISTRO DE LESÃO POR PRESSÃO?

  • Author
  • Rosana Amora Ascari
  • Co-authors
  • Cristiane Baretta , Sandra Maria Cezar Leal
  • Abstract
  • No ambiente hospitalar, as lesões por pressão (LP) adquiridas, representam uma mensuração que substitui a qualidade e a segurança ofertada aos usuários, sobretudo quando se referem aos cuidados de enfermagem. Estas lesões são caracterizadas como uma lesão localizada na pele e/ou tecidos subjacentes, geralmente próxima de uma proeminência óssea. Contudo, pode estar relacionada com dispositivos médicos e ocorre em consequência ou combinação da pressão com cisalhamento, mas devem ser considerados outros fatores que afetam a tolerância tecidual, como o microclima, perfusão tecidual, comorbidades, nutrição e os aspectos do próprio tecido. A produção de tecnologias subsidia o processo de cuidar e educar em saúde pela construção do conhecimento de maneira individual e coletiva. As tecnologias educativas (TE) na saúde emergem para suprir determinada finalidade. A enfermagem vem se apropriando da construção de tecnologias para qualificar o cuidado, a gestão e melhorar os processos de trabalho.  Objetiva-se apresentar uma tecnologia educacional do tipo curso acerca da avaliação e registro de lesões por pressão (LP). Trata-se de estudo metodológico para construção de curso em plataforma digital com ênfase à avaliação da LP, desenvolvido em quatro etapas: fase exploratória para identificação dos elementos mínimos a serem contemplados; de construção da tecnologia em que foi construído o conteúdo do curso e organizado em plataforma digital, a validação por juízes especialistas, e; a avaliação pelo público alvo.  Esta produção está vinculada ao Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde.  O curso é composto por seis módulos direcionados à LP e compreende a segurança do paciente; anatomia e fisiologia do Tecido tegumentar; a LP; atuação da enfermagem; avaliação da LP e o registro da avaliação. Na fase de validação, participaram 13 juízes especialistas (estomoterapeutas e em enfermagem dermatológica), abrangendo todas as regiões do país. A validação da tecnologia atingiu Índice de Validade de Conteúdo de 0,95, podendo-se inferir que a estrutura do curso proposto poderá impactar de modo positivo na avaliação e o registro de lesão de pressão por enfermeiros. Com o desenvolvimento do curso, foi possível produzir também um infográfico contendo os elementos a serem considerados na avaliação da LP. Ao término da construção e validação da tecnologia, tanto o curso quanto o infográfico foram registrados na Câmara Brasileira do Livro quanto aos direitos autorais e disponibilizados na página do mestrado. O curso que passou por processo de validação de conteúdo, pode contribuir fortemente para minimizar dúvidas dos profissionais na avaliação da lesão por pressão, bem como no registro em prontuário, tornando possível o acompanhamento multiprofissional da lesão e potencializando a segurança ao paciente. 

  • Keywords
  • Enfermagem, Lesão por Pressão, Tecnologia, Gestão em Saúde, Educação Permanente.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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