Vivência de uma estratégia de educação em saúde em um hospital público

  • Author
  • Magali Scheuer
  • Co-authors
  • Gabriele Rodrigues Bastilha
  • Abstract
  • Apresentação: As estratégias de educação em saúde visam  disseminar o conhecimento sobre temáticas transversais à equipe multiprofissional e, dessa forma, fornecer subsídios aos profissionais da saúde para uma assistência qualificada. O objetivo do estudo é relatar a experiência de uma estratégia de educação em saúde desenvolvida para a equipe multiprofissional de um hospital universitário. Desenvolvimento do trabalho: Estudo transversal e descritivo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (60869822.9.0000.5346) e desenvolvido em um hospital de nível terciário que atende pelo Sistema Único de Saúde. Foram convidados a participar 47 profissionais da equipe multiprofissional, atuantes no turno diurno na unidade de Clínica Cirúrgica, das seguintes profissões: Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Técnico em Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Os convites foram realizados por meio de cartazes afixados nas salas de enfermagem e de prescrição médica. Foram excluídos os profissionais em formação, atuantes em outras unidades de internação ou que não estavam presentes no turno em que foi realizada a capacitação. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: a primeira presencialmente, em uma sala reservada, em data e horário previamente informados, conduzida por uma fonoaudióloga. Foi entregue um questionário impresso composto de cinco questões objetivas de múltipla escolha que versavam sobre uma temática transversal à equipe multiprofissional (via oral de conforto em pacientes com doenças crônicas), onde foi assegurado um tempo de dez minutos para o preenchimento do questionário. Logo após o preenchimento, foi realizada uma capacitação expositiva com banner sobre a temática supracitada, com duração de 30 minutos, visando não comprometer a rotina de trabalho dos profissionais. A segunda etapa aconteceu após 20 dias, onde os participantes receberam o mesmo questionário de forma online para respondê-lo novamente, para analisar se houve mudanças após a capacitação sobre o tema. Resultados: Dos 47 profissionais convidados, participaram da primeira etapa, que compreende o preenchimento do questionário inicial e a capacitação, apenas 30 profissionais. Na segunda etapa, dos 30 profissionais convidados a responder novamente o questionário 20 dias após a capacitação, retornaram apenas 21 questionários preenchidos. Desses, eram das seguintes profissões: Enfermagem (23,81%; n=5), Fonoaudiologia (14,29%; n=3), Farmácia (9,52%; n=2), Nutrição (9,52%; n=2), Odontologia (9,52%; n=2), Psicologia (9,52%; n=2), Serviço Social (9,52%; n=2), Técnico em Enfermagem (9,52%; n=2) e Fisioterapia (4,76%; n=1). A média de idade da amostra foi 31 anos e a maioria (52,38%; n=11) com tempo de atuação profissional de um a cinco anos. Houve mudança nas respostas dos participantes quando comparados os questionários pré e pós capacitação. Considerações finais: Conclui-se que houve uma adesão reduzida da equipe multiprofissional à uma estratégia de educação em saúde realizada em hospital, porém acredita-se que a educação em saúde é eficaz, devendo ser adaptada à realidade da rotina de serviço e integrar as ações de qualificação de caráter permanente e contínuo junto aos profissionais de saúde, visando qualificar o cuidado integral e interdisciplinar.

  • Keywords
  • Educação em saúde, Equipe multiprofissional, Hospital, Sistema Único de Saúde.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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