A qualificação do cuidado na rede especializada no município de Belo Horizonte com a incorporação de uma equipe multiprofissional

  • Author
  • Roberta Viegas Magalhães
  • Co-authors
  • Lívia Rocha Queiroz Fagundes , Gabriela de Sales Castro , Christina Silva , Artur Oliveira Mendes , Jayne Esteves , Mônica Garcia Pontes , Alzira de Oliveira Jorge
  • Abstract
  •  

    Apresentação: Desde a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) poucos avanços foram identificados na assistência em saúde na atenção secundária, que prevalece ainda com o modelo médico-centrado e prescritivo. Nesse contexto, o trabalho consiste em apresentar um relato de experiência da atuação de uma  equipe multidisciplinar como estratégia de gestão para qualificação do cuidado na rede especializada no município de Belo Horizonte. O estudo tem o objetivo de analisar como a mudança de modelo na atenção secundária, com a incorporação da equipe multidisciplinar, pode garantir maior qualificação e resultados satisfatórios no cuidado direcionado aos cidadãos. 

    Desenvolvimento do trabalho: O trabalho teve início em junho de 2023 com a implantação do Projeto Linhas de Cuidado no município de Belo Horizonte, conduzido pela Secretaria de Estado de Minas Gerais. Por meio de um subsídio financeiro do Estado de Minas Gerais pactuado em Comissão Bipartite (CIB), o projeto possibilitou a incorporação da equipe multidisciplinar nos equipamentos de saúde da rede especializada. Assim, três categorias profissionais - nutricionista, assistente social e psicólogo, foram incorporadas nesse equipamento de saúde, que previa anteriormente apenas consultas de médicos especialistas. No primeiro momento, para organização do processo de trabalho, foram realizadas reuniões simultâneas com os profissionais da Unidade para que cada profissional pudesse apresentar de fato o que compete a sua responsabilidade no atendimento, e para garantir o encaminhamento responsável dos especialistas para a equipe.

    Resultados: Os médicos inicialmente realizaram diversos questionamentos sem compreender com clareza a atuação da equipe, contudo após a sensibilização conduzida pelo gestor da Unidade, iniciaram uma série de encaminhamentos  como resultado dessa sensibilização. A atuação da equipe multiprofissional produziu uma atuação complementar à consulta médica qualificada com resultados importantes na condução da propedêutica de tratamento dos usuários. Foi possível identificar casos complexos que apresentaram resultados satisfatórios com a atuação da equipe, incluindo melhorias no autocuidado em saúde, encaminhamentos para benefícios sociais e fortalecimento de vínculo familiar para o cuidado de cidadãos portadores de doenças crônicas que demandam adesão de toda a família. Para ampliar o olhar social dos profissionais, foram construídos dois materiais: um impresso com descrição dos benefícios de direito dos cidadãos e um mapa da regional com cores diferenciadas para identificar locais com maior vulnerabilidade em saúde para que eles fossem encaminhados para o serviço social.

     

    Considerações finais: Conclui-se que para melhor eficiência no cuidado na assistência em saúde na rede especializada, precisa ocorrer uma mudança imediata do modelo de atenção vigente no município, desmobilizando o atendimento predominante médico-centrado.  Foi possível verificar que a presença de uma equipe multiprofissional é uma estratégia de gestão  importante para qualificar o cuidado na rede especializada e garantir os princípios do SUS nesse ponto da rede, que precisa garantir a integralidade do atendimento dos cidadãos, promovendo ações de suporte para a efetiva coordenação do cuidado na APS. 

  • Keywords
  • gestão em saúde, cuidado em saúde. trabalho multidisciplinar
  • Subject Area
  • EIXO 3 – Gestão
Back