Trata-se o Curso de Especialização em Saúde Pública (CESP) duma oferta permanente e regionalizada de qualificação de profissionais de saúde, para o SUS/Bahia, desenvolvido pela Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis (ESPBA). Em sua quinta turma, vem contribuindo de forma significativa para mudança da realidade de muitos serviços nos variados municípios do Estado, por meio de Projetos de Intervenção, encorajando os trabalhadores a refletirem sobre o seu processo de trabalho, sobre os dados produzidos nas unidades onde trabalham e como esses dados podem implicar em melhorias para a saúde, fortalecendo de forma significativa a Rede de Atenção à Saúde. Para operacionalização dos componentes curriculares do CESP, promove-se um movimento de ação-reflexão-ação-reflexão, a partir da dispersão ao lócus de atuação dos discentes, de modo que favoreça as atividades do Curso no próprio trabalho, propondo desse modo, que prática pedagógica siga a lógica da problematização por meio de metodologias ativas. A adoção desta proposta e o público alvo do curso, em sua maioria de trabalhadores, por si só, já favorecem a integração ensino-trabalho, alvo da educação permanente em saúde. O desenho metodológico que é desenvolvido na modalidade presencial, utiliza recursos pedagógicos e ferramentas das tecnologias de informação e comunicação, apresenta organização modular na estrutura curricular, distribuída entre Momentos de Interação Pedagógica (MIP), Momentos de Interação no Trabalho (MIT) e a produção e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na modalidade de Projeto de Intervenção (PI). Com enfoque teórico, o MIP acontece no auditório da ESPBA, transmitido de forma síncrona para as demais turmas em toda a Bahia (concentradas nos Núcleos Regionais de Saúde com acompanhamento de mediadores de aprendizagem - MA). O MIT se destaca pelas atividades práticas e avaliativas com acompanhamento no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) pelo MA. Considerando o PI como importante ferramenta indutora de mudanças de práticas nos ambientes de trabalho dos discentes, a Coordenação Pedagógica (CP) e a docente de Metodologia do Trabalho Científico (MTC) perceberam a necessidade de investigação, análise e implementação de estratégias pedagógicas inovadoras para aprimoramento do CESP como um todo e assim, analisaram o perfil da turma quanto à construção de TCC como instrumento de aprendizagem e como produto do curso. Apesar de não ser a primeira experiência de escrita de TCC para quase a totalidade dos 150 discentes matriculados no CESP, 42% da turma revelou dificuldade em realizar TCC, especialmente o PI com base no planejamento estratégico situacional. O módulo de MTC acontece transversalmente, de forma que os discentes consigam desenvolver o PI durante o curso, proporcionando que todos participem de bancas de qualificação e apresentem satisfatoriamente o produto final, executando suas etapas na prática dos serviços. Oficinas de alinhamento são realizadas para os orientadores quanto as estratégias de construção do PI. Esta experiência tem permitido que a CP, docentes, mediadores e orientadores tracem estratégias de ajustes e acompanhamento individualizado junto aos discentes como também um aprimoramento pedagógico importante no transcorrer deste curso, refletindo no processo de ensino aprendizagem diferenciado e acolhedor para a transformação de realidades.