Apresentação: O acolhimento institucional é uma estratégia para a proteção de crianças e adolescentes que enfrentam situações de orfandade, abandono ou cujas famílias não conseguem garantir o amparo necessário e cuidados conforme o Art.4 da LEI Nº 8.069 de 13 de julho de 1990. A institucionalização configura-se uma medida extrema, porém necessária para a garantia dos direitos e do bem estar das crianças e adolescentes que tiveram seus direitos infringidos, uma vez que as mesmas são consideradas hipossuficientes e vulneráveis, não estando preparados para garantir seus direitos de forma autônoma, sendo dever da família, sociedade e Estado a garantia integral dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Nesse sentido, a Casa Lar é uma instituição imprescindível, garantido um ambiente seguro e de apoio, além do suprimento das necessidades básicas para as crianças e adolescentes. Nesse sentido, cabe aos profissionais cuidadores a atenção, apoio, cuidado e suporte para que as crianças e adolescentes sejam acolhidos e preparados para a inserção social. Objetivo: Conhecer as potencialidades e fragilidades de profissionais da saúde que atuam no acolhimento de crianças e adolescentes institucionalizados em Casa Lar. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo e exploratório, a pesquisa será realizada em uma Casa Lar, localizada na cidade de Santa Maria/RS, com profissionais que atuam na instituição a no mínimo seis meses . Para a produção de dados será utilizada a caracterização e a entrevista semiestruturada, os dados serão transcritos e submetidos à análise temática. Resultados: Com a realização desta pesquisa espera-se conhecer as possíveis fragilidades e potencialidades dos profissionais no acolhimento institucional. Considerações finais: Espera-se que os resultados obtidos, auxiliem para o desenvolvimento de estratégias na capacitação, suporte e intervenção desses profissionais no momento do acolhimento institucional. Ademais, essa pesquisa pretende ser um ponto de partida para futuros estudos e iniciativas que visam aprofundar as limitações e habilidades no momento do acolhimento institucional.