INTERDISCIPLINARIDADE EM UM GRUPO DE PESQUISA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DE ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO

  • Author
  • Aline costa lopes
  • Co-authors
  • Denise Comin Silva Almeida , Fernanda Trombini , Daiana Cristina Wickert , Gabriela Oliveira , Andréa Carvalho Araújo Moreira , Laís Mara Caetano Da Silva Corcini , Maria Denise Schimith
  • Abstract
  •  

    Apresentação: no início da década de 1970, a interdisciplinaridade emergiu como uma alternativa para transcender as fronteiras impostas pela divisão em disciplinas, propondo diferentes graus de integração do conhecimento, propondo a necessidade de expandir sua prática educativa. Esse processo metodológico implica na construção de conhecimentos de forma holística, considerando múltiplos contextos e perspectivas culturais. No que tange a epistemologia, a interdisciplinaridade reconhece a complexidade dos fenômenos estudados e busca abordagens integrativas que permitam uma compreensão mais abrangente e profunda dos problemas científicos e sociais. Na prática, nos grupos de pesquisa de pós-graduação, a interdisciplinaridade desempenha um papel crucial na promoção da colaboração entre diversas áreas do conhecimento, ela permite a possibilidade de construção científica por meio da comunicação entre as diferentes áreas do saber. No Brasil, as atividades de produção de conhecimentos em pesquisas vêm sendo desenvolvidas por equipes de pesquisadores titulados ou em formação, organizados sob a designação de grupos de pesquisa. Os grupos de pesquisas procuram integrar diferentes perspectivas, teorias e métodos de pesquisa proporcionando um ambiente acadêmico e de discussões. Objetivo: descrever as principais potencialidades da interdisciplinaridade de um grupo de pesquisa no contexto de estudantes vinculados a um Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Método: trata-se de um relato de experiência de estudantes em nível de doutorado e pós-doutorado, inseridos em um Programa de Pós-Graduação em Enfermagem de um grupo de pesquisa vinculado a uma Universidade Federal, situada na região central do estado do Rio Grande do Sul.  Resultados: o grupo de pesquisa da referida universidade constitui-se com participação de professores docentes do programa de pós-graduação em enfermagem, estudantes da graduação, pós-graduação, egressos, participantes externos (trabalhaores(as) da saúde e gestores(as)) e convidados. São  consideradas unidades organizativas e elementares do diretório de grupo de pesquisa no Brasil no CNPq em ação em conjunto com o Ministério da Ciência e da Tecnologia, ancorado em políticas institucionais do CNPq, que definem os grupos como unidades de produção constituídas por pesquisadores líderes, pesquisadores seniores e pesquisadores assistentes, estudantes de doutorado e de mestrado, bem como por bolsistas de iniciação científica e pessoal técnico que compartilham investigações sobre linhas de pesquisa. O CNPq, é considerado centro do planejamento estratégico da ciência no Brasil, e visa fomentar a pesquisa científica e tecnológica, apoiando nos estudos e incentivando a formação de pesquisadores, valorizando a produção científica brasileira e colaborando para o avanço das fronteiras do conhecimento. O referido grupo de pesquisa, desenvolve pesquisas com outras áreas como a ciência da computação, a biologia, bem como várias profissões da saúde, a diversidade de campos de formação e experiência dos pesquisadores também enriquece e proporciona diferentes perspectivas aos temas estudados nos encontros do grupo de pesquisa. Para o desenvolvimento da interdisciplinaridade, é imprescindível contar com um grupo diversificado, formado por indivíduos com origens acadêmicas distintas. As redes acadêmicas são movimentos que congregam pesquisadores e/ou professores e/ou gestores e/ou grupos de pesquisas, nacionais ou internacionais, agregados por interesses temáticos comuns e que buscam desenvolvimento sistemático e contínuo na pesquisa. Dentre os participantes, existe um conjunto de docentes inseridos no grupo de pesquisa que realizam a intermediação e participação diretamente na construção de conhecimentos dos estudantes oriundos de uma determinada área, eles potencializam a interdisciplinaridade ao integrar os conteúdos de diferentes campos de estudo, facilitando uma compreensão mais ampla e profunda dos temas abordados. Essa abordagem colaborativa permite que os estudantes e participantes do grupo de pesquisa explorem conexões entre disciplinas, promovendo uma visão holística e enriquecedora do conhecimento. Pela lente da experiência obtida com a vivência no grupo de pesquisa, a interdisciplinaridade está presente de forma contínua. Este fator, atrelado às discussões realizadas são fundamentais para que a interdisciplinaridade seja explicitada nas abordagens de ensino, bem como na contribuição de visão crítica dos estudantes e em processo que valorize a investigação, o engajamento, a argumentação e a tomada de decisões frente às problematizações sugeridas. Dentro do contexto da interdisciplinaridade na prática educativa, sua relevância na formação da docência é realçada pela integração das práticas interdisciplinares, as quais desempenham um papel central na preparação dos docentes. Destaca-se também, o crescimento da enfermagem nas pesquisas e no desenvolvimento da ciência, uma vez que está se fortalece como disciplina da saúde. Ademais, a expansão do conhecimento científico em diferentes áreas tem beneficiado a enfermagem e fomentado a possibilidade de inovações e pesquisas interdisciplinares. As necessidades de saúde da população demandam estratégias e abordagens mais eficazes, o que corrobora com a exigência de enfermeiros(as) qualificados na pesquisa e com habilidades para condução de novos estudos. Ser interdisciplinar na pesquisa permite que estudantes e pesquisadores possam desenvolver um trabalho colaborativo entre especialistas de outras áreas para examinar questões de saúde, teoria e métodos complexos ao mesmo tempo que impulsiona soluções inovadoras. A combinação de diferentes técnicas e métodos na pesquisa tende a descobertas que não seriam possíveis dentro de apenas uma disciplina. Ainda, programas de pós-graduação interdisciplinares preparam os estudantes para a condução e resolução de problemas e desafios complexos na carreira profissional futura. Nesse ínterim, essa busca contínua pelo conhecimento representa uma importante potencialidade para delinear estratégias de fortalecimento das práticas educativas através de grupos de pesquisas. Considerações Finais: considerando a experiência no grupo de pesquisa, nota-se um crescente aumento dos grupos de pesquisas no cenário da pós-graduação nas universidades brasileiras. Nos últimos anos, com enfoque na interdisciplinaridade,  esta tem demonstrado um potencial notável nos grupos de pesquisa, não apenas contribuindo para a pesquisa científica, mas também ampliando significativamente a formação tanto dos estudantes quanto dos pesquisadores, ao utilizar conhecimentos diversos, interligados entre si, em vez de estarem compartimentados como no passado. Não há dúvidas o quanto a interdisciplinaridade contribui nos grupos de pesquisas, o quanto ela intenta promover espaços de reflexão, produção e sobretudo de discussão em diferentes níveis de formação em um objetivo comum de avanço do conhecimento. Torna-se um desafio para os programas de pós-graduação brasileiros consolidarem grupos de pesquisas com abordagens interdisciplinares, desta forma, corroborando nossas experiências acadêmicas no grupo, a interdisciplinaridade emerge como um elemento crucial no campo científico e na produção do conhecimento.

     

    Trabalho apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

     

     

  • Keywords
  • Interdisciplinaridade, grupo de pesquisa, pesquisa cientifca, produção do conhecimento
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back