A Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis (ESPBA) é uma Escola de Governo, que oferta regularmente um conjunto de processos formativos, com vistas a qualificação dos trabalhadores e profissionais inseridos em órgãos e setores que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), dentre estas, o Curso de Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (CEGSS). Compreendendo que o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um instrumento de avaliação da aprendizagem para graduandos ou pós-graduandos, que os possibilita sistematizar o conhecimento adquirido ao longo do processo formativo e que oportuniza o desenvolvimento de uma análise capaz de responder se o curso ofertado tem alcançado, a princípio, os objetivos propostos, a ESPBA apresentou à terceira turma do CEGSS duas modalidades para a realização do TCC - o relato de experiência e o projeto de intervenção (PI). No que diz respeito ao CEGSS, a análise ainda permite fazer o levantamento de quais áreas temáticas são mais escolhidas pelos discentes, no campo da saúde pública, para a construção dos seus trabalhos. Neste trabalho buscou-se caracterizar os TCC desenvolvidos pelos discentes pertencentes à terceira turma do Curso de Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (CEGSS), iniciada em 2021. Para fins deste estudo, foi realizada uma análise documental considerando-se, em um primeiro momento, os títulos desses trabalhos. Os dados foram obtidos a partir da relação dos títulos do TCC da referida turma, que foram agrupados dentro das áreas temáticas da saúde, conforme caracterização disponibilizada abertamente pela Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde (BVS|MS). Em um segundo momento, realizou-se uma análise envolvendo outros aspectos, ao se relacionar a temática escolhida, com o perfil profissional do discente e o lócus de trabalho. A análise aponta quais áreas temáticas abarcam o maior quantitativo de TCC, considerando-se os títulos escolhidos pelos discentes e a pertinência do trabalho desenvolvido em relação ao perfil profissional e o lócus de atuação do discente. Estes resultados sedimentam a importância de realizar-se o TCC nas especializações ofertadas pela ESPBA, pela contribuição para a síntese e consolidação do processo de aprendizagem, e possibilita a avaliação dos objetivos propostos pelo curso, uma intervenção colaborativa visando melhorias nos processos de trabalho aos quais os discentes estão inseridos. Além disso, destaca-se o incremento na produção textual|científica no campo da saúde, a partir do compartilhamento dos saberes e experiências.