A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA DO MÓDULO MEDICINA E COMUNIDADE V SOBRE A ELABORAÇÃO DE UM PORTFÓLIO COMO METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Author
  • Thais Rabelo Mestria
  • Co-authors
  • Leonardo Meireles Santana , Henriqueta Tereza do Sacramento
  • Abstract
  • Apresentação: Os objetivos do plano de ensino do Módulo Medicina e Comunidade V do Curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória/ES (EMESCAM) são: compreender o conceito de vigilância em saúde e sua interface com a vigilância dos agravos e das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DANTs) e sua importância para o Sistema Único de Saúde (SUS); conhecer o Plano Nacional de enfrentamento dos agravos e das DANTs, a Política Nacional de promoção da saúde, o modelo de atenção à saúde e suas interfaces com demais políticas de saúde; conhecer como se dá a organização e operacionalização da vigilância dos agravos e das DANTs, as estratégias de enfrentamento dos desafios para implementação destas ações em consonância com os princípios e diretrizes do SUS, e que favoreça a formação de médicos potencialmente envolvidos com o controle das DANTs. A vigilância da saúde, como uma proposta de recomposição das práticas sanitárias, privilegia tanto sua dimensão técnica conformada por um conjunto de ações em saúde que encerram distintas combinações tecnológicas destinadas a controlar determinantes, riscos e danos, quanto sua dimensão gerencial como uma prática estratégica que organiza os processos de trabalho produtivo sob a forma de operações para confrontar os problemas e necessidades de saúde num dado território delimitado. Com efeito, isto diz respeito à própria dimensão operacional das práticas de saúde na organização social da produção e prestação de bens e serviços, correspondendo aos modos de combinar tecnologias utilizadas nos processos de trabalho coletivo e resultando na oferta organizada e ações programáticas de saúde, significando um conjunto articulado e integrado de práticas destinadas ao controle de causas, riscos e danos à saúde, como na organização desse trabalho produtivo para o enfrentamento dos problemas priorizados nos diferentes tempos do processo saúde-doença. O módulo visa promover o acompanhamento das ações estratégicas em vigilância em saúde de DANTs desenvolvidas no SUS do município de Vitória, onde os acadêmicos participam de aulas práticas desde o primeiro período, considerando que as DANTs (doenças circulatórias, respiratórias crônicas, diabetes e câncer), são as doenças com maior magnitude e prevalência e que com a oferta de ações de promoção e prevenção à saúde realizadas na Atenção Primária à Saúde (APS), é possível intervir nos fatores de risco comum às DCNT, garantindo o cuidado integral da comunidade. Sendo a vigilância em saúde, um dos eixos do Plano Nacional de enfrentamento às doenças crônicas não transmissíveis para que através da informação possam avaliar e monitorar a situação de saúde dos munícipes e, com isso, intervir nos territórios para prevenção e controle das doenças crônicas. Visando articular a teoria com a prática utilizou-se o Portfólio como metodologia ativa com objetivo de formar um profissional criativo e reflexivo, com base num processo educativo que promova o desenvolvimento de múltiplas competências, visando orientar a melhor atuação do estudante no processo ensino-aprendizagem, fornecendo subsídios à reflexão, ampliando a capacidade de raciocínio, aliando o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, a vivências em serviços e demais cenários de aprendizagem. Englobando informações de diferentes estratégias pedagógicas, o portfólio possibilita maior autonomia, autoavaliação, capacidade crítica e de intervenção. Além disso, promove o agrupamento sistematizado de trabalhos produzidos pelos alunos sobre a temática orientada pelo professor. A construção de um Portfólio incentiva o pensamento crítico, a autonomia do aprendizado e a sensação dos discentes de se sentirem competentes na abordagem dos conceitos supracitados na vida profissional. Logo, o objetivo do presente estudo é descrever a experiência de acadêmicos de Medicina no desenvolvimento de um Portfólio como metodologia de aprendizado do conteúdo do eixo de Medicina e Comunidade V. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, acerca da utilização do Portfólio como metodologia ativa de aprendizado no Módulo de Medicina e Comunidade V do 5° semestre do curso de graduação em Medicina da EMESCAM. O portfólio foi instituído pela docente e coordenadora da disciplina com o intuito de ser uma atividade teórico-prática, em grupo, para auxiliar no estudo e no aprendizado dos alunos. Consiste em uma pasta compartilhada na plataforma do Google Drive entre um grupo de discentes, na qual são armazenadas informações relacionadas à temática apresentada nas atividades em sala de aula que são debatidas, elaboradas resenhas de artigos e vídeos, analisadas resultados de pesquisas em plataformas e sites científicos  Também foram definidos fatores de risco ou doença de base importantes dentro do campo das doenças crônicas não transmissíveis como, hipertensão arterial sistêmica; diabetes mellitus; tabagismo; obesidade; câncer de pulmão e sedentarismo,  para que cada grupo de alunos ficassem responsáveis para análise de indicadores relacionados no Plano nacional de enfrentamento às DANTs, Plano municipal de saúde, e também monitoramento de sistemas de informações tais como o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) e Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL). Com o objetivo de alimentação de informações à medida que são designadas pela docente, foram organizados e guardados nessa pasta resumos das aulas, trabalhos apresentados pelos grupos, artigos solicitados para leitura, guidelines, metas municipais, percepções dos alunos e entre outros arquivos. Com isso, essa ferramenta de metodologia ativa foi avaliada ao final do período, no valor de 10 pontos, sendo 5 pontos para a avaliação escrita do portfólio e 5 pontos para a apresentação oral deste material aos alunos da turma. Resultados: Durante a confecção do portfólio o grupo conseguiu ter uma percepção mais ampla sobre as DCNT e a Vigilância em Saúde, por meio das constantes pesquisas para reunir materiais educativos, os quais compuseram o portfólio. A atividade despertou a autonomia dos alunos pela busca do conhecimento e da contextualização da teoria com a prática médica, ao ler as notícias enviadas pela professora e o plano municipal de saúde do município de Vitória. Ao perceber como são desenvolvidas as metas para cada eixo da saúde, o grupo compreendeu quais ações devem ser realizadas para diminuir a morbimortalidade prematura por DCNT. Foi observado através da análise das ações do plano municipal de saúde, como o médico tem papel importante na orientação de adoção de estilos de vida saudáveis, como a redução do consumo de sal e de alimentos ultraprocessados, a prática de exercícios físicos e o combate ao tabagismo, para prevenir a evolução das DCNTs para patologias mais graves, como, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e câncer de pulmão. Considerações finais: O portfólio, como uma ferramenta de metodologia ativa do ensino-aprendizado estimulou os alunos de medicina a se sentirem mais capacitados para fazer a contextualização da teoria com a prática, ajudando na formação de um profissional mais humanizado e comprometido em garantir a saúde integral do sujeito. Quando o aluno sai dessa posição de passividade e passa a ser mais participativo no estudo, ele é capaz de refletir sobre a realidade que o cerca, podendo exercer melhorias no cuidado com o outro e buscar meios para a resolução de problemas da comunidade que ele atua. Por fim, a construção do saber de forma coletiva, permitiu a troca de ideias entre alunos sobre as temáticas e gerou resultados positivos diante dessa integração de conhecimentos.

  • Keywords
  • Acadêmicos de Medicina, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Medicina e Comunidade, Metodologia Ativa, Portfólio
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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