Introdução: Historicamente a formação de profissionais da saúde tem sido desafiadora, pois é crucial incorporar a realidade prática dos profissionais, usuários e gestores para resolver os problemas na assistência à saúde e aprimorar o cuidado prestado. Atualmente, evidenciam-se necessidades de mudança na formação acadêmica de estudantes e professores da área da saúde. Dentro do contexto da educação profissional, o professor desempenha um papel crucial como fator motivador de tais mudanças por meio da sensibilização. Esta, refere-se ao desenvolvimento de uma maior consciência, empatia ou sensibilidade em relação a determinados conceitos e experiências. Esse processo envolve despertar os sentidos, as emoções e as percepções para que estudantes possam compreender mais profundamente a realidade dos usuários do sistema único de saúde (SUS). Objetivo: Relatar vivência docente com a supervisão prática por meio de sensibilização estudantil. Desenvolvimento: Trata-se de um relato de experiência, descritivo e com abordagem qualitativa sobre docência no ensino técnico a partir de exposição dos estudantes a informações, experiências vivenciais, discussões em grupo, atividades reflexivas e práticas de empatia sobre questões socioculturais, econômicas e de saúde. Estudantes foram sensibilizados ao assistir a vídeos, ler relatos de experiências distintas, participar de dinâmicas de grupo e refletir sobre suas próprias atitudes durante práticas realizadas, de março a abril de 2024. Tais ações foram realizadas no contexto de um colégio público e de um hospital escola do sul do país. Resultados: A integração do propósito da formação e a melhoria da qualidade do cuidado são aspectos essenciais nos processos educativos. A revitalização desses valores constitui um desafio que deve ser enfrentado nos ambientes de trabalho, nas instituições formadoras e nas universidades. A partir da sensibilização como processo de aprendizagem, foi possível promover uma mudança de perspectiva, aumentar a compreensão e a empatia, e motivar ações ou comportamentos positivos dos estudantes em relação ao cuidado no SUS. Observou-se que essa abordagem foi especialmente eficaz em questões relacionadas à diversidade, inclusão, direitos humanos, segurança do paciente e outras áreas onde a conscientização e o entendimento são fundamentais para a promoção de mudanças significativas. Considerações Finais: Alcançar o profissional ideal para atuar no SUS envolve reconhecer as necessidades individuais e o potencial criativo de cada um, além de refletir sobre os valores fundamentais na prática profissional. Abordagens educacionais voltadas para profissionais que atuem ou atuarão no SUS oferecem a oportunidade de incorporar metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Ressalta-se a importância de alinhar a formação de futuros profissionais de saúde às reais necessidades dos usuários e do sistema, o que muitas vezes requer mudanças institucionais, profissionais e pessoais complexas.