CONSTRUINDO O COAPES A PARTIR DO DIAGNÓSTICO CARTOGRÁFICO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NA CIDADE MÃE DE SERGIPE

  • Author
  • Sayonara Ferreira de Carvalho
  • Co-authors
  • Luíza Glaucia Santana de Souza , Ana Beatriz Araujo Neri , Leticia Marcele Santos
  • Abstract
  • A integração entre ensino-serviço comunidade é um eixo estratégico da Gestão do SUS essencial para aprimorar a formação de profissionais da saúde que serão inseridos na Rede de Atenção à Saúde no SUS. O COAPES teve suas diretrizes instituídas pelos Ministérios da Saúde e da Educação através da Portaria Interministerial no 1.127 de 04 de agosto de 2015. No município de São Cristóvão, durante o período entre abril a agosto de 2023 foi realizado o diagnóstico situacional do eixo integração ensino serviço no SUS, como etapa estratégica importante para construção do COAPES no âmbito do município que segue em curso. Este diagnóstico dimensiona capacidade instalada da rede x cenários de prática para elucidar a atuação dos alunos vinculados a instituições de ensino nos equipamentos de saúde do município e estabelecer critérios para distribuição dos mesmos nos campos de prática, a partir das necessidades do SUS.Essa etapa construída com a rede de serviços foi um marco estratégico organizativo na formação para um SUS com qualidade e equidade buscando caminhar no COAPES junto à Gestão local. Com o obejtivo de apresentar o Diagnóstico Cartográfico integração ensino-serviço como etapa estratégica para a construção do COAPES no SUS São Cristóvão o referido diagnóstico foi construído a partir de um instrumento prévio elaborado e preenchido em visitas realizadas em todos os equipamentos de saúde do município .O objetivo foi a apresentação dos fluxos de solicitação de campo de prática, a avaliação do gerente do serviço sobre a capacidade instalada do equipamento de saúde para a formação em saúde e a análise da estrutura física do local, bem como do fluxo existente para atendimentos nos serviços. Tabulamos e  georreferenciamos em mapas nas macrorregiões do município usando o Programa QGIS, versão 3.36.1. Os dados coletados foram apresentados para validação de todos os profissionais que coordenam a rede do SUS no município e apresentado no CIES estadual como etapa 1 para a construção do COAPES. O diagnóstico contemplou uma série de benefícios para a rede de saúde do município. A análise das visitas aos equipamentos de saúde do município também proporcionou uma compreensão detalhada da capacidade instalada desses locais para realização das atividades práticas desenvolvidas pelos alunos. Desta forma, durante o ano de 2023 estiveram lotados nos campos de prática do município 1.195 graduandos, pós-graduandos, residentes e estudantes de seis diferentes instituições de ensino vinculadas à Secretaria Municipal. As ações desenvolvidas pelos estudantes levaram em consideração os indicadores e os determinantes sociais mais complexos identificados na população. Além disso, permitiu ter um georreferenciamento da distribuição do ensino por Macroregião de Saúde. Por meio de uma abordagem participativa e colaborativa, envolvendo gestores, profissionais de saúde, alunos e instituições de ensino, foi possível construir um panorama real e assertivo das necessidades e potencialidades da rede de saúde local e distribuir espacialmente no território. Assim sendo, espera-se que os resultados e recomendações apresentados contribuam para fortalecer a formação dos profissionais de saúde, melhorar a qualidade dos serviços prestados e promover o bem-estar e a qualidade de vida da população de sancristovense.

     

     

     

  • Keywords
  • Ensino-serviço; COAPES; Formação Profissional; Diagnóstico Situacional;
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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