A Ludicidade e Humanização presentes nos processos formativos do SUS São Cristóvão

  • Author
  • Sayonara Ferreira de Carvalho
  • Co-authors
  • Everton de Almeida Nunes , Ana Beatriz Araujo Neri , Luiza Glaucia Santana de Souza , Maria Socorro Lobato
  • Abstract
  •  

    As formações propostas através da Educação Permanente da SMS de São Cristóvão tem oferecido como diferencial, metodologias que utilizam a ludicidade como estratégia didático-metodológica, para a construção de saberes/fazeres em saúde junto a estudantes, usuários e profissionais vinculados aos serviços de saúde do município. A EPS já aplicou a metodologia em encontros com profissionais do SUS; acolhimentos a residentes da área da saúde advindos da UFS; processos avaliativos realizados pelos gestores de saúde; ações de conscientização sobre ISTs; campanhas; salas (sem) espera das unidades de saúde, junto a trabalhadores e usuários, durante as ações do Janeiro Branco; formação de ACS e ACE. Os percursos socioformacionais também contemplam a utilização de metodologias com o uso das tecnologias digitais. Os smartphones, a partir da ressignificação do aplicativo whatsapp, tem impulsionado a construção de conteúdos audiovisuais, mantendo a estética de uma comunicação lúdica, para reforçar os saberes/fazeres dos momentos presenciais e impulsionar a educação em saúde no formato assíncrono. O objetivo é compartilhar a implantação da ludicidade como estratégia didático-metodológica na formação de estudantes, profissionais e usuários do SUS São Cristóvão, utilizando a abordagem da Socioformação. As propostas de educação em saúde seguem uma abordagem teórico-metodológica denominada Socioformação, que  integra os campos da Educação, da Comunicação e das Artes, priorizando a ludicidade e abordagens com as tecnologias digitais nos processos realizados para a formação dos futuros profissionais de saúde, do bem estar físico e mental das trabalhadoras e ressignificação da cultura do atendimento aos usuários do SUS Municipal. A percepção de que o trabalho na saúde é dinâmico, os momentos formacionais ofertados seguem uma estética que rompe com as abordagens mais tradicionais. Os momentos presenciais são marcados por uma metodologia que inclui uma roteirização do que se pretende alcançar em relação ao aprendizado dos envolvidos. A filosofia da EPS  é promover uma aprendizagem significativa por meio de uma experiência que seja prazerosa e transformadora, combinando de maneira equilibrada entretenimento e informação, diluindo em o conhecimento numa estética de “jogo” que coloca a todos em constante interatividade e dinamismo, numa coautoria e horizontalidade fundamental para que os saberes/fazeres sejam internalizados nas poucas horas em que os participantes estão imersos nas atividades. Os encontros começam com uma abertura lúdica e sensível, geralmente com uma apreciação artística que tem relação com a temática da formação.Os resultados da implementação da ludicidade nos processos formativos demonstram o potencial transformador dessa metodologia. Observou-se um aumento significativo na adesão e participação dos profissionais nas atividades de formação, indicando uma maior disponibilidade, interesse e engajamento dos trabalhadores com os processos de aprendizagem. Os resultados podem ser mensurados nas respostas dos formulários avaliativos.A ludicidade, como estratégia didático-metodológica na abordagem Socioformação, demonstra ser um caminho promissor para a transformação da EPS no SUS local. Através de experiências prazerosas e interativas, a ludicidade contribui para a formação de profissionais qualificados, o bem-estar dos trabalhadores e a ressignificação do atendimento aos usuários. A continuidade das ações com sustentabilidade, são essenciais para o aprimoramento da prática e a consolidação como ferramenta essencial na formação em saúde.

     

     

     

     

  • Keywords
  • Ludicidade; Educação Permanente em Saúde; Socioformação; Humanização;
  • Subject Area
  • EIXO 5 – Saúde, Cultura e Arte
Back