O Programa Saúde na Escola (PSE) tem como objetivo contribuir para a formação dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, auxiliando no desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. O presente resumo vem descrever um relato de caso em visita a uma escola do município de Vila Velha/ES elaborado a partir das estratégias firmadas entre a escola em seu projeto pedagógico e a unidade básica de saúde do mesmo território.
Em 24/04/2024 na UMEF. PROF. NAIR DIAS BARBOSA em Ponta da Fruta, Vila Velha/ES, cumprindo o calendário anual do PSE (Programa Saúde na Escola) foi realizada uma palestra em saúde bucal. A atividade foi direcionada aos alunos da faixa etária de 11 a 14 anos, abordando-se temas como higiene oral (uso de fio dental e escovação), placa bacteriana e formação da cárie, higiene a pacientes com aparelho ortodôntico, bem como uso de escovas específicas e alimentos ricos em açúcares.
Devido à faixa etária, pensou-se em uma atividade curta e objetiva, com temáticas atuais: desde higiene à estética do sorriso, a fim de atrair a atenção dos jovens sem gerar dispersão. Ainda, foi realizado um “quiz” com a intencionalidade de os alunos tirarem suas dúvidas com a profissional cirurgiã dentista. Ao final, foi feita a distribuição dos kits de escovação, compostos por escova dentária, fio dental e creme dental.
De acordo com os efeitos percebidos no decorrer da experiência, não é fácil para os adolescentes prestarem atenção às informações temáticas sem deixar que a mente vagueie. Desse modo, adotar métodos práticos que os chamem à atenção é importante para fixação do conhecimento, resultado almejado em atividades educativas como a descrita aqui.
O método utilizado para palestra foi eficaz pois, todas as informações foram repassadas e os alunos tiveram oportunidade de conversar diretamente com a profissional dentista para sanar as dúvidas, gerando alto grau de interação.