O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA COMO INTERVENÇÃO NECESSÁRIA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Author
  • João Victor Souza Ferreira
  • Co-authors
  • Letícia Felix de Souza , Ana Júlia Xavier Porto Praça , Marcos Antônio Resende Da Silva
  • Abstract
  • O Programa Saúde na Escola (PSE), criado em 2007, é uma iniciativa governamental que visa integrar as áreas de saúde e educação em prol da saúde e bem-estar dos estudantes. O programa implementa ações preventivas, de promoção e cuidado com a saúde, em parceria com instituições de ensino. Suas atividades abrangem diversos aspectos, como saúde bucal, alimentação saudável, prevenção de doenças, cultura de paz e estímulo à prática de atividades físicas. O PSE reconhece o ambiente escolar como fundamental para a promoção da saúde e a prevenção de agravos. O resumo tem como objetivo destacar a experiência entre os residentes do primeiro período do programa de residência multiprofissional de atenção básica da Escola de Governo Fiocruz Brasília na tentativa de promover atividades de promoção e prevenção à saúde por intermédio do Programa. 

    Na perspectiva das residências multiprofissionais em saúde quando se pensa as atribuições dos residentes é possível identificar o PSE enquanto uma delas, visto que as experiências na Unidade Básica de Saúde (UBS) 01 do Núcleo Bandeirante se expressam de acordo com os resultados das ações realizadas no território. 

    A equipe azul da UBS 01 do Núcleo Bandeirante, seguindo as diretrizes do Programa Saúde na Escola (PSE), estabeleceu parcerias com escolas de sua área de atuação. Com isso, entre os meses de Março e Abril de 2023, em conjunto com o Centro de Ensino Infantil do Núcleo Bandeirante (CEI-NB) que atende aproximadamente 445 crianças entre 3 e 5 anos, foram realizadas ações de Oficina de brinquedo terapêutico, Suplementação de vitamina A, verificação da Caderneta de Vacinação das crianças  e aplicação de vacinas contra COVID-19 e Influenza. 

    Como resultado, 173 cadernetas foram triadas das 445 crianças matriculadas, ou seja, cerca de 39% de adesão à ação, onde 97% estavam com o esquema vacinal de rotina completo, 85% estavam sem o esquema contra COVID-19 e 78% das crianças receberam a suplementação de vitamina A. Em um segundo momento,  foram vacinados contra a Influenza um total de 94 pessoas e contra COVID-19, foram vacinadas 29 crianças. 

    No intuito de não ser um processo traumático para as crianças, foram realizadas atividades de brinquedo terapêutico na brinquedoteca da escola com as turmas, realizadas pelos residentes que utilizaram do brincar associado a perguntas norteadoras sobre “o que é saúde?” e “como podemos fazer para ter saúde?” como intervenção para redução de danos do processo traumático da vacinação. Nessa ação foram abordados assuntos sobre saúde bucal, alimentação, o brincar, hábitos de higiene e vacinação como fatores fundamentais para manutenção da saúde. 

     

    Após as experiências vividas, pode-se concluir que as atividades desenvolvidas pelo PSE possuem um papel estratégico na promoção de saúde e no contexto da residência multiprofissional proporcionam o desenvolvimento de habilidades colaborativas que corroboram para a construção de redes relacionadas à saúde, educação e outras políticas. 

  • Keywords
  • residência multiprofissional, programa saúde na escola, atenção básica
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
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