Integração odontologia-ACS: relato de qualificação profissional

  • Author
  • Elisa Prezotto Giordani
  • Co-authors
  • Itamar Francisco Teixeira , Clayde Cristina de Azevedo , Lara Masson Pignaton , Sabrina Santos Vicentini , Clareane Gomes , Maria Júlia Fontes Pavanello
  • Abstract
  •  

    Integração odontologia-ACS: relato de qualificação profissional

    ·         Apresentação

    Este trabalho busca relatar um momento de aproximação entre cirurgiões dentistas da ESF e ACS em um município capixaba, Vila Velha. Esse momento constituiu-se de palestra sobre saúde bucal, cujo foco foi a qualificação de agentes comunitários de saúde para melhoria e valorização de sua atuação. Objetivou-se destacar a importância do contato interprofissional em APS, para o favorecimento do cuidado em saúde de forma ampliada e integral.

    ·         Desenvolvimento

    O curso de Aperfeiçoamento Saúde da Família e Comunidade com Ênfase em Odontologia Clínica do Programa de Qualificação da APS, pelo ICEPI-SESA (Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do ES), pressupõe encontros presenciais mensais. Nesses momentos, atividades assistenciais ou educativas são desenvolvidas por estudantes e seu docente. Assim, partindo da necessidade de ampliar o público já contemplado por atividades educativas anteriores, foi sugerida a elaboração de palestra sobre saúde bucal aos ACS de determinada unidade de saúde. Os discentes selecionaram temas e confeccionaram slides durante três encontros mensais consecutivos. Para a palestra, solicitou-se um local à Coordenação de Saúde Bucal, que se interessou em oferecer a capacitação a todos os ACS do município. Consequentemente, tornou-se necessária a utilização de grande auditório de universidade local para acomodação de cerca de 300 ACS em dois períodos de três horas. Foram trazidas informações de utilidade prática para o cotidiano dos ACS nos territórios como: observação de lesões labiais, higiene bucal e de próteses, consequências de fumar e beber, alimentação correta, amamentação e desenvolvimento estomatognático e encaminhamentos ao serviço odontológico. O material apresentou pouquíssimos textos e muitas ilustrações, buscando a atenção do público. Completando, a linguagem utilizada pela palestrante prescindiu de termos técnicos, buscando-se envolver intensamente a plateia. Houve simulação de situações reais e muita aproximação, tanto física quanto emocional, entre a equipe odontológica e os ACS. Ao final, e com a participação da coordenadora de saúde bucal, de representantes da Secretaria de Saúde e de imprensa local, houve uma grande rodada de perguntas e esclarecimentos gerais ao público.

     

    ·         Resultados:

    Como resultado, foi observada uma grande satisfação do público presente, através de intensos aplausos, muitos comentários positivos e agradecimentos espontâneos pela iniciativa. Foi possível observar, também, a satisfação dos ACS ao se sentirem valorizados, enquanto foco único e inédito da capacitação. Ainda, como decorrência da experiência, os discentes puderam reconhecer que atividade educativa em odontologia não precisa e não deve ser voltada apenas para usuários do SUS, mas também para colegas de equipe de outras profissões, colaborando para seu aprimoramento.

    ·         Considerações finais

    Estudantes da área de saúde devem ser estimulados a desenvolver atividades educativas para além dos grupos convencionais, como crianças e fumantes ou hipertensos e diabéticos. A iniciativa de oferecer conhecimentos aos demais profissionais da equipe de saúde pode favorecer a aproximação interdisciplinar, melhorar as relações no ambiente de trabalho, qualificar o cuidado nos territórios e, além disso, intensificar o reconhecimento e a valorização do trabalho daqueles que se dispõem a tal movimento.

     

     

  • Keywords
  • Educação em saúde, Trabalho interdisciplinar, saúde bucal, agente comunitário de saúde
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back