APRENDIZADO PRÁTICO EM SAÚDE PÚBLICA: RELATO DE ESTÁGIO NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

  • Author
  • Abigail Babetzki Bonetti
  • Co-authors
  • Ellen Nogueira Avila , Cristiane Moraes da Silva , Graciella da Silva Campello , Renan Soares Fagundes , Marivana Aparecida dos Santos Nessler , Alan Rafael Martins Savariz , Prinstaina dos Santos Rocha , Rafael Marcelo Soder
  • Abstract
  •  

    O estágio curricular supervisionado é uma responsabilidade integrante do programa de graduação em enfermagem. Ele visa promover a integração da teoria com a prática reflexiva por parte dos estudantes, sendo um ambiente essencial para a formação profissional externa ao Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo deste trabalho é descrever a experiência de estudantes de enfermagem durante o Estágio Supervisionado A. Trata-se de um relato de experiência de acadêmicas do curso de enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, campus de Palmeira das Missões, no setor da Vigilância Sanitária (VISA) da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) realizado nos meses de março e abril de 2024. Durante o estágio as discentes foram expostas a diversas atividades práticas relacionadas à vigilância sanitária, incluindo a familiarização, caracterização do ambiente/setor em que atuam 5 profissionais (2 enfermeiros, 2 farmacêuticos/bioquímicos e 1 engenheiro de alimentos). Além disso, foi possível conhecer o contexto regional, com ênfase para os estabelecimentos de saúde de alto risco e indústria alimentícia. As atividades de estágio iniciaram com o aprofundamento teórico das legislações que respaldam a prática do fiscal sanitário nos diferentes serviços e realização de cursos on-line na plataforma AVA VISA. Dessa forma, entende-se que as atividades de vigilância sanitária visam proteger a saúde da população, prevenindo doenças e promovendo ambientes seguros e saudáveis ??por meio de inspeções em locais de produção de alimentos para garantir a qualidade e segurança dos produtos, bem como fiscalização de estabelecimentos de saúde e outros de relevância para a saúde pública. A interlocução entre o referencial estudado e a parte prática aconteceu a partir do acompanhamento de inspeções sanitárias, discussão em equipe dos cenários encontrados, avaliação dos riscos e elaboração de relatórios. No período, foi possível vivenciar inspeções de hospitais gerais e também de agroindústrias produtoras de gelados comestíveis, panificação, erva-mate, conservas, farinhas e mandioca congelada, contemplando o processo desde a análise documental das solicitações de renovação de alvará sanitário até a emissão do mesmo. Em todas as inspeções foram realizados registros fotográficos e relatórios técnicos, que detalharam as inconformidades encontradas e as ações corretivas, com base em legislações pertinentes a cada cenário. Nas inspeções hospitalares, eram avaliados os dados registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, a estrutura física, os registros da comissão de controle de infecção hospitalar e de atividades de educação permanente, o controle de manutenção de equipamentos, entre outros. Enquanto isso, nas agroindústrias, eram aplicados roteiros de inspeção, conforme as Boas Práticas de Fabricação. Em suma, a experiência proporcionou aos acadêmicos de enfermagem uma visão ampliada dos conceitos de promoção e prevenção da saúde, da atuação do enfermeiro em diversos campos, incluindo a Vigilância Sanitária, e promoveu uma vivência interdisciplinar e multiprofissional enriquecedora.

  • Keywords
  • Sistema Único de Saúde, Vigilância Sanitária, Inspeções Sanitárias, Promoção da Saúde, Educação em Saúde Pública
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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