EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: TEMPO ESCOLA E TEMPO COMUNIDADE, UMA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA SAÚDE.

  • Author
  • Giovana Machado Souza Simões
  • Co-authors
  • Polyana Romano Oliosa , Yasmim Maria Barbosa Gomes de Carvalho , Giovani Zanquetto Olmo , Thaís Maranhão
  • Abstract
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    Apresentação: O Componente de Provimento e Fixação de Profissionais é um Projeto do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi/SESA) e compõe o Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) que por meio da integração ensino-serviço, promove a formação de profissionais atuantes na APS em diversos municípios do Estado do Espírito Santo. Para além do provimento de profissionais, o programa Qualifica-APS tem por objetivo ampliar a cobertura, bem como a resolutividade da APS. Para isto, em Abril de 2022 foi iniciado o curso de aperfeiçoamento na interprofissionalidade em APS para 12 profissões da saúde, com duração de 3 (três) anos. O processo formativo, utiliza-se como eixo central a Pedagogia da Alternância, é uma estratégia educacional que combina períodos de aprendizado teórico em sala de aula, com períodos práticos de experiência em serviços de saúde no território. Essa metodologia tem sido aplicada em diversos contextos da saúde, incluindo a atenção primária, na qual possibilita os profissionais em formação, compreender as necessidades da comunidade atendida e participar ativamente das atividades de promoção, prevenção e cuidado. Na prática, a pedagogia da alternância na APS envolve períodos em que os profissionais em formação aprendem conceitos teóricos, e períodos em que eles aplicam esses conhecimentos nas unidades básicas de saúde. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é qualificar profissionais da saúde, em diversas áreas de atuação, para o serviço em equipe multiprofissional na APS, que através do processo ensino-aprendizagem da Pedagogia da Alternância, pode reconhecer as particularidades territoriais, de saúde e humanas da população assistida, tendo um olhar ampliado e humanizado.

    Desenvolvimento: O presente relato vem apresentar brevemente a metodologia utilizada na condução da formação das Equipes Multiprofissionais Ampliadas, atuantes na APS de 88% dos 42 Municípios do Estado do Espírito Santo, sendo distribuídos por diferentes regiões de saúde, como centro-norte, metropolitana e região sul. É considerado um projeto inovador que propõe a educação permanente em saúde, através da pedagogia da alternância e hibrida. O tempo escola é desenvolvido de modo síncrono-online, utilizando metodologias digitas e plataforma virtual de aprendizagem. O tempo comunidade é desenvolvido no cenário de prática dos profissionais, nas equipes, comunidade dos municípios. Das 40 horas de formação, 32h são de tempo comunidade e 8h de tempo escola. A pedagogia da alternância foi fundada no Espírito Santo em 1977, sendo utilizada pelas escolas rurais do Estado. A “produção pedagógica” é a construção do conhecimento mediado por docente mediante a mobilização de projetos de intervenção, o uso da pedagogia da alternância e a noção de sala de aula invertida. Durante todo o curso os Profissionais em Formação contam com a figura do Docente Orientador, que trabalha na elaboração dos conteúdos para as discussões, assim como, acompanha e promove suporte aos Docentes Assistenciais, que estão ligados diretamente aos Profissionais em Formação, acompanhando suas atividades no tempo escola e tempo comunidade. Os profissionais contam com construção do caderno da realidade, para anotar suas vivências e práticas, o que constitui numa estratégia de desenvolver as capacidades de observação-reflexão, que posteriormente poderá ser utilizado para a elaboração de relatos de experiências, documentos orientadores, sistematização de ideias e propostas de projetos, a serem aplicados em benefício dos Municípios, juntamente com gestores e coordenações da APS. Vale ressaltar, que todo conteúdo, discussões, problematizações e a condução da formação dos profissionais, são consideradas as particularidades regionais quanto a cultura, demografia, epidemiologia e organização do cuidado em saúde de cada Município, e também a epistemologia dos profissionais em formação. O projeto de aperfeiçoamento teve início em Abril de 2022 e tem como período de formação com duração três anos.

    Resultados: Em dois anos de implantação, foram realizados 3 processos seletivos e, atualmente existem 200 profissionais de 12 diferentes profissões, em 37 municípios (47% do Estado) diferentes áreas de atuação, que estão realizando esta modelagem de formação em aperfeiçoamento, elaborado pela equipe do Provimento. A função da pedagogia da alternância é proporcionar a reflexão sobre a vida e a experiência real, dessa forma, os profissionais em formação discutem semanalmente sobre um tema específico, ligado as vivências, dificuldades, particularidades regionais de saúde, sistemas de informação, construção da rede de atendimento, princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), princípios e aplicações da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), políticas de saúde e suas aplicabilidades nos Municípios, dentre outros assuntos pertinentes, que também vão sendo levantados ao longo da formação pelos próprios Profissionais que estão em formação e também através de demandas dos Municípios.

    Considerações finais: Reconhecendo o significado das experiências únicas que cada profissional de saúde traz consigo, a pedagogia da alternância inserida no contexto da saúde, na lógica da educação permanente, somada as metodologias ativas e a informatização/ ensino hibrido, trouxe uma abordagem dinâmica, atual e inovadora para o processo de ensino versus serviço no SUS. O docente, em uma abordagem centrada na experiência, procura explorar a observação-reflexão, problematizar as apreensões da situação analisada e indicar textos ou autores que possam promover uma aprendizagem crítica e uma apropriação significativa do conhecimento. As unidades de produção pedagógica são estruturadas de modo a incentivar que os alunos sejam imersos em experiências nas quais eles possam se envolver em projetos que permitam investigação de significados, in(ter)venção e reflexões pessoais. Dessa forma, o provimento fornece um ambiente de formação democrático que ativa as experiências de si e de aprendizado significativo para os profissionais serem autônomos, e conduzirem sua formação em serviço da melhor maneiraEssa abordagem tem várias vantagens, desde permitir que os profissionais em formação integrem teoria e prática de forma mais eficaz, facilitando a compreensão, até a aplicação dos conhecimentos adquiridos. Além disso, ao vivenciarem diretamente o trabalho na área da saúde, tais profissionais desenvolvem habilidades práticas, aprendem a lidar com situações reais em cada território e ganham uma visão mais ampla das demandas e desafios do sistema de saúde. Deste modo, o processo de formação proposto contribui para a formação de profissionais mais capacitados e preparados para atuar de forma eficiente e humanizada na APS, fortalecendo assim o sistema de saúde como um todo.    

     

  • Keywords
  • Educação permanente, Métodos Pedagógicos, Atenção Primária à Saúde.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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