Os conselhos de saúde são fundamentais para o processo de formulação, implementação e consolidação das políticas de saúde e controle social. Apesar de toda sua potência, enfrenta múltiplos desafios, sendo um deles a formação teórica, técnica e política dos atores que o compõem. Dessa forma, em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde, por meio das equipes do Conselho Estadual de Saúde (CES), Secretaria Executiva de Planejamento e Escola de Governo em Saúde Pública (ESPPE), lançaram o “Curso de atualização para conselheiros(as) de Saúde de Pernambuco: o controle social na defesa do SUS”. Este relato objetiva apresentar a experiência da ESPPE no desenvolvimento do referido curso. O curso passou pelas seguintes etapas: Levantamento das necessidades locais dos membros dos conselhos; Elaboração e pactuação do plano de curso; Credenciamento de instrutores e coordenação educacional; Estruturação do ambiente virtual de aprendizagem; Formação pedagógica de instrutores e coordenação educacional; Mobilização dos discentes para matrícula; Desenvolvimento; Monitoramento e avaliação. O curso foi desenvolvido presencialmente, de abril a outubro de 2022, nas 12 Regiões de Saúde de Pernambuco, distribuídas em 19 turmas, visando instrumentalizar a atuação dos conselheiros como elemento catalisador da participação social no processo político de implementação do SUS. Teve carga horária de 60 horas-aula, para abordar de forma teórica-prática os seguintes eixos: Políticas de saúde, cidadania e SUS; Democracia e participação social, papel dos Conselhos e conselheiros de saúde; Trabalho em rede no âmbito do controle social; Atuação dos Conselhos nas Políticas prioritárias, rede de atenção à saúde e regionalização; Atuação dos Conselhos, instrumentos de gestão e financiamento do SUS. Mais de 250 conselheiros concluíram o curso, e em sua maioria avaliaram as estratégias pedagógicas desenvolvidas como adequadas para o processo de ensino aprendizagem; concordaram que as reflexões e os conhecimentos aprendidos no curso foram pertinentes para sua realidade; e avaliaram positivamente os instrutores quanto a correlação entre teoria e prática. A equipe pedagógica, também fez avaliação e indicou que os encontros de planejamento e monitoramento de cada eixo do curso são fundamentais para o alinhamento teórico-conceitual e metodológico; foi um espaço de muito aprendizado e trocas, uma vez que foram trabalhadas as estratégias pedagógicas alinhadas com os objetivos de aprendizagem dos eixos, de forma a destacar o convite aos discentes no processo ativo de ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo, reforça o lugar estratégico da equipe de instrutoria e coordenação educacional nessa construção de conhecimento em conjunto. Além disso, os encontros antes e durante o desenvolvimento do curso permitiram o retorno da equipe pedagógica sobre o andamento, discussões, avanços e desafios que cada turma estava vivenciando, sendo possível, uma tomada de decisão para situações-problema o mais oportuna possível e nos casos de experiências exitosas, permitir que fossem compartilhadas e reproduzidas em outras turmas ainda durante o desenvolvimento do curso. O curso alcançou seu objetivo e contribuiu para uma participação social, a partir dos conselheiros em saúde, em todos os seus segmentos, ainda mais qualificada e que permita enfrentar os desafios para a garantia da equidade na efetivação do direito humano à saúde.