Apresentação: Este trabalho visa apresentar o processo de construção de um e-book interativo promovido por coordenadores e docentes de dois Programas de Residência no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS) no município do Rio de Janeiro: a Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP/Fiocruz e a Residência em Enfermagem de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde. O referido processo se deu de forma coletiva, fruto de reflexões, discussões e experiências acumuladas nos processos de gestão, ensino e serviço.
Desenvolvimento do trabalho: A publicação tem como propósito apresentar e debater os principais desafios e as potencialidades identificadas no exercício da preceptoria na APS a partir de elementos teóricos, alinhados à produção de ferramentas práticas com potência para instalar novos modos de exercício da preceptoria no contexto do serviço. Como elemento principal, amplia a experiência e a capacidade de enxergar diversos ingredientes e territórios no “agir pedagógico”.
Resultados: A construção compartilhada do e-book interativo se deu a partir de seis módulos, com os seguintes objetivos: 1) descrever o processo formativo em Residências com ênfase na Atenção Primária à Saúde; 2) discutir o que é ser preceptor, considerando o que é apontado nos principais documentos normativos para a função, quais são as atribuições esperadas e os principais desafios na atuação e a importância da concepção de “equipe preceptora”); 3) abordar, à luz das experiências dos dois Programas, como são desenvolvidas as estratégias pedagógicas de formação de preceptores; 4) apresentar aspectos relacionados à integração da teoria e da prática nas unidades de APS, destacando as funções do preceptor e do tutor no processo de ensino-aprendizagem; 5) destacar ferramentas teóricas e metodológicas para apoiar o “fazer da preceptoria”, desde a concepção, organização e qualificação dos processos, incluindo a aprendizagem baseada em problemas, o planejamento de atividades e gestão do tempo e a semana-padrão do residente, por exemplo; 6) discutir o itinerário formativo dos residentes, a partir da atuação da preceptoria no contexto do cotidiano do serviço, ressaltando as principais ferramentas e estratégias pedagógicas utilizadas.
Considerações finais: O e-book interativo busca preencher uma lacuna de aprendizagem do exercício da preceptoria, geralmente observada em Programas de Residências em Saúde. Ao apresentar o debate teórico e prático com discussão crítica, problematização dos desafios vivenciados e estratégias para serem utilizadas na prática cotidiana do exercício de preceptoria no serviço, a presente publicação se apresenta como ferramenta atual e potente para processos de educação permanente em Programas de Residência, com ênfase na formação e qualificação de preceptores em âmbito nacional.