Projetos Pedagógicos de Curso e atuação Interprofissional do Egresso de Enfermagem do Nordeste Brasileiro

  • Author
  • Elaine Andrade Leal Silva
  • Co-authors
  • Emilly Sousa Santos
  • Abstract
  •  

    O estudante de enfermagem é preparado, durante sua trajetória acadêmica, para atuar nos diversos níveis de complexidade do sistema de saúde, bem como na gerência desse, tal atuação ocorrerá majoritariamente em equipes multiprofissionais, onde precisarão integrar a expertise da sua formação com as dos demais trabalhadores, sendo assim, é imprescindível aprender a trabalhar junto, de maneira interprofissional. O objetivo do trabalho é investigar a presença da atuação interprofissional no Perfil do Egresso de Projetos Pedagógicos de Cursos de Enfermagem do Nordeste Brasileiro. Este é um estudo documental do tipo descritivo e exploratório. O campo do estudo foram as Universidades Federais do Nordeste brasileiro. Os documento analisados foram os Projetos Pedagógicos dos Cursos de enfermagem disponíveis nos sites oficiais das universidades. A coleta de dados ocorreu entre setembro e dezembro de 2023, iniciou-se no portal do e-MEC do Ministério da Educação identificando as Universidades Federais que continham o curso de enfermagem e os seus sites. Ao identificar os endereços eletrônicos buscou-se os cursos de enfermagem e foi realizado download dos projetos pedagógicos dos cursos disponíveis, totalizando 21 projetos. Não incluídos outros 3, após duas tentativas de contato com o colegiado da respectiva universidade no intuito de adquirir o documento. Foi plotado os dados referentes ao ano de publicação, competências e habilidades e perfil do egresso em um matriz de coleta. A análise foi desenvolvida por frequência de palavras por meio de estatística descritiva simples através do software Iramuteq e de um leitor de textos onde foram determinados termos e palavras. Foram apreciados os aspectos éticos da pesquisa documental. Os Projetos Pedagógico dos Cursos analisados foram publicados após a última Diretriz Curricular Nacional de Enfermagem, em 2001, no entanto, 33,3% (n=7) dos Projetos Pedagógicos foram publicados há mais de 10 anos. Somente um dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, publicado em 2023, traz a discussão sobre interprofissionalidade ao longo da descrição de competências e habilidades esperadas do enfermeiro. Dentre os perfis do egresso analisados foram encontrados as 5 palavras mais recorrentes: Saúde (n=78), Enfermagem (n=66), Profissional (n=40), Formação (n=35) e Processo (n=29). Os 5 verbos indicativos de ação, com maior frequência: Atuar (n=31), Intervir (n=18), Formar (n=14), Conhecer (n=12) e Capacitar (n=10).Os termos Interprofissionalidade, Interprofissional, multiprofissional e Trabalho em equipe surgem apenas uma vez, enquanto a palavra Equipe aparece 9 vezes ao longo dos perfis. Existem Projetos Pedagógicos dos Cursos de Enfermagem do Nordeste Brasileiro  que precisam de atualização.  No quesito do perfil do egresso, a atuação esperada para o profissional enfermeiro aparece com nomes e verbos que indicam uma formação processual e contínua, mas pouco envolve competências relacionadas à atuação interprofissional.

  • Keywords
  • Currículo, Enfermagem, Educação Interprofissional, Universidades
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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