PROCESSO DE TRABALHO DA COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DA ESCOLA DE GOVERNO EM SAÚDE PÚBLICA DE PERNAMBUCO

  • Author
  • Emmanuelly Correia de Lemos
  • Co-authors
  • Natália Nunes de Lima , Nathalia Ingrid dos Santos Silva Lucena , Bárbara Paloma Marques de Luna , Tereza Adriana Miranda de Almeida , Luciana Camêlo de Albuquerque , Célia Maria Borges da Silva Santana
  • Abstract
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    As Escolas Estaduais de Saúde Pública são instituições de ensino fundamentais para o desenvolvimento da Política de Educação Permanente em Saúde, reunindo funções pedagógicas e de gestão. A Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) foi criada em 1989, e apresenta vasta trajetória na área da educação profissional em saúde, da educação permanente em saúde (EPS), da pós-graduação lato sensu, na pesquisa e extensão. Destaca-se como protagonista na Política Estadual de Educação Permanente em Saúde (PEEPS), visando atender demandas formativas dos trabalhadores do SUS. Este relato objetiva descrever a experiência da coordenação de educação permanente em saúde (CEPS) da ESPPE entre 2018-2023 quanto a sua contribuição para o trabalho em saúde. A CEPS tem como atribuição diagnosticar as necessidades de qualificação/formação dos trabalhadores do SUS; selecionar corpo docente e discente; representar a ESPPE nos espaços colegiados; construir instrumentos de planejamento, monitoramento e avaliação das ações de EPS; avaliar e acompanhar os processos educacionais; apoiar a formulação do referencial pedagógico e instrumentos legais da ESPPE; subsidiar a articulação interinstitucional com entes públicos e privados no desenvolvimento de estratégias e políticas de formação para o SUS e prestar informações e esclarecimentos em assuntos de sua competência. A equipe é composta por cinco sanitaristas, sendo uma delas coordenadora; e um apoio administrativo. A equipe organiza seu processo de trabalho da seguinte forma: Articulações intra/intersetoriais para o planejamento das ações educacionais; Construção das ações; Desenvolvimento, monitoramento e avaliação das ações de EPS; Disseminação dos resultados. Entre os anos de 2018 e 2023, foram realizados 5 cursos de aperfeiçoamento e 47 cursos de atualização, desenvolvidos de forma presencial e por meio do ensino a distância, ofertados em mais de 160 turmas descentralizadas e interiorizadas. Concluíram os cursos mais de 15 mil trabalhadores. Foram ainda realizadas de forma online 5 séries de aulas virtuais e mais de 30 debates virtuais. A equipe da CEPS também apoiou a execução da Especialização em Saúde Pública da ESPPE e participou da elaboração do plano estadual de EPS (2019-2022). Com o objetivo de disseminar os aprendizados, avanços e desafios, a equipe liderou a publicação de livros didáticos dos cursos e também contribuiu com a organização e manuscritos de outras publicações da ESPPE e da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Além de participação em eventos científicos e publicações de artigos em revistas científicas. Os números apresentados ilustram os resultados quantitativos do trabalho da CEPS; de forma qualitativa foi possível verificar o aperfeiçoamento do processo de trabalho dessa coordenação, que foi passando por mudanças e ressignificando suas ações de maneira a melhor realizar suas atribuições, em especial no que se refere a qualificação teórico-prática do referencial da EPS no SUS de maneira integrada entre as equipes da ESPPE, como quanto com as áreas técnicas da SES para construção das ações educacionais, além da ampliação de servidoras lotadas na coordenação por meio de concurso específico para ESPPE e da diversificação das possibilidades formativas a serem desenvolvidas.  

  • Keywords
  • Educação Permanente em Saúde, Processo de Trabalho, Saúde Pública
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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